TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria dos Códigos Corretores de Erros

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS DE ERECHIM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

GIOVANI ANDRÉ MENEGUEL

TEORIA DOS CÓDIGOS CORRETORES DE ERROS

ERECHIM 2018

1.0 Teoria dos Códigos Corretores de Erros

         A Teoria dos Códigos Corretores de Erros é um código matemático que funciona para identificar e corrigir erros. Essa Teoria foi criada pelo matemático C.E.Shannon, do Laboratório Bell, num trabalho publicado em 1948. Seu desenvolvimento teve início com o surgimento dos computadores, e inicialmente era utilizado somente por pesquisadores. Atualmente é um campo de pesquisa bastante ativo em diversas áreas como: Matemática, Computação, Estatística entre outras.

Sua utilização ocorre comumente na otimização da segurança de dados transmitidos ou armazenados digitalmente. É utilizada na identificação de erros no ato da transmissão de dados no canal utilizado. Esses erros são geralmente providos de interferência eletromagnética ou de falhas humanas. O objetivo da teoria é localizar e corrigir esses erros.

Essa teoria foi bastante utilizada na leitura de cartões perfurados, disquetes magnéticos, cd's, e hoje em dia ela continua sendo muito utilizada em métodos que tratam diretamente com a informação como por exemplo, nas comunicações via satélite, na telefonia celular, nos pagers e na navegação na internet.

Seu funcionamento está ligado com alguns conceitos matemáticos, mais seu funcionamento se dá através do envio de uma mensagem com algumas redundâncias. Ao receber a mensagem o decodificador de canal transforma a mensagem recebida em linguagem de transferência de dados, em mensagem com as redundâncias. Na parte de codificação são corrigidos possíveis erros e a mensagem é logo transformada de volta a linguagem inicial para que o receptor possa entendê-la.

 Bibliografia

http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/estudos/article/viewFile/3364/1951 Acesso em: 27/06/2018

https://www.sbm.org.br/docs/coloquios/CO-1-09.pdf Acesso em: 27/06/2018 https://semanadoime.mat.ufg.br/up/34/o/min_mario.pdf Acesso em: 27/06/2018 http://mtm.ufsc.br/~ebatista/2016-1/Helena.pdf Acesso em: 27/06/2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com