TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estatística é uma ciência

Tese: A estatística é uma ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Tese  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 QUESTÕES 4

3 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

INTRODUÇÃO

A estatística á a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coletar, organizar, descrever, analisar, e interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Onde extraímos informações de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.

Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.

A estatística é uma ciência

multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizado para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras.

QUESTÕES

a) Teoria da Amostragem (Tele-Aula1): Elabore um plano de amostragem, determine o tamanho da amostra (admitindo um erro amostral máximo de 10%) e descreva o tipo de técnica de amostragem que você julgaria mais conveniente. Efetue a amostragem conforme o plano estabelecido previamente;

a.1) Dimensionamento do Tamanho da Amostra:

Realizem o cálculo para encontrarem o tamanho da amostra. Utilizem as fórmulas para o cálculo do tamanho da amostra apresentadas na tele aula, onde:

N = tamanho da população = 100

E0 = Erro Amostral Tolerável = 10% = 0,10

n0 = Primeira Aproximação do Tamanho da Amostra = ?

n = tamanho da amostra = ?

a.2) Tipo de Técnica de Amostragem:

Apresentem a melhor opção de técnica de amostragem para esta atividade, sendo ela Probabilística ou Não-Probabilística. Se for Probabilística, apresente qual é a correta, sendo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com