TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÕES ESTATÍSTICAS

Tese: APLICAÇÕES ESTATÍSTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Tese  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

A atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Etapa 1

ESTATÍSTICA:

A estatística á a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coletar, organizar, descrever, analisar, e interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Onde extraímos informações de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.

Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizado para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras.

AS APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA:

O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhores suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos. Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências.

O MERCADO DE TRABALHO:

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais.

Instituições da área médica ( hospitais, Fiocruz, ...):

Eficácia de novos tratamentos

Controle de infecção hospitalar

Análise da validade de testes clínicos

Determinação de fatores de risco de doenças

Instituições Financeiras ( bancos, seguradoras, ...):

Cálculo de apólices de seguro

Construção de indicadores econômicos

Carteiras de investimentos

Construção de plano de pensão

Pesquisas de Opinião:

Pesquisas eleitorais

Pesquisas de mercado

Perfis de consumidores

Audiência de programas de televisão

Avaliação da aceitação de novos produtos

Instituições de Ensino e Pesquisa:

Instituições públicas e privadas.

Indústrias:

Controle de qualidade

Avaliação de desempenho

Otimização do processo produtivo

Planejamento de experimentos viáveis

O PERFIL ESTATÍSTICO:

A exploração das diversas bases de dados estatísticos hoje disponíveis requer um profissional capaz de obter, a partir delas, informações relevantes através do uso de técnicas de amostragem, modelagem e inferência, que são algumas das ferramentas usuais da Estatística.

Após sua formação, o estatístico desenvolve aptidões que lhe permitem resolver problemas através de obtenção, organização e análise de dados.

Dessa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com