TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS POSSÍVEIS APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA PSICOLOGIA

Por:   •  18/10/2017  •  Resenha  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.432 Visualizações

Página 1 de 3

A matemática possui várias aplicações nas ciências da sociedade em geral, a estatística principalmente, em tudo que diz respeito á coleta, organização, resumos, análises e apresentações de dados, gerando a interpretação de uma grande quantidade de informações em pesquisa muito úteis para profissões da área da saúde como a psicologia.

O psicólogo lida com uma quantidade gigantesca de informações, além de ser o único profissional que pode realizar a aplicação de testes psicológicos, para tanto é necessária muita pesquisa, o que torna a matemática estatística vital nesse quesito. A estatística possui muito uso direta ou indiretamente no que diz respeito à organização de informações, auxiliando os psicólogos no seu planejamento para uma apresentação de dados de maneira mais compreensiva. É utilitária no uso de programas como Microsoft Excel para a elaboração e coesão de gráficos de vários tipos, planilhas, tabelas e agrupamentos de dados, tornando possível a obtenção de uma melhor análise das informações em suma importância. Com o uso de estatísticas, é possível descrever com precisão as informações que tenham sido recolhidas para estabelecer um fácil entendimento, oferecendo uma maneira de resumir os dados existentes em uma determinada população incluindo o seu uso amostral.

Testes aplicados pelo psicólogo como o teste psicométrico que avalia a o indivíduo ao medir as suas características mentais (psicopatologia, personalidade, humor, sociabilidade entre outros), atribui o uso da estatística, para desenvolver estudos que permitem atribuir valores numéricos aos seus resultados, possibilitando uma comparação objetiva das singularidades psicológicas dos diferentes tipos de pessoas. Esse teste trabalha com as características de uma pessoa, não com a pessoa em si, ou seja, a quantificação é aplicada sobre uma característica psíquica observada através de una avaliação e não sobre o sujeito. Os testes são baseados na coleta de informações sobre o comportamento do paciente/cliente (geralmente por um questionário) a partir da análise de dados numéricos, realizando comparações de um quadro comportamental da determinada amostra representativa, utilizando de métodos estatísticos para verificar a existência de alguma anormalidade, seguindo então para o uso da teoria psicológica para a interpretação dos dados numéricos provenientes da pesquisa. Atualmente são postas em prática duas técnicas estatísticas para medir a precisão objetiva de um teste psicométrico. A primeira é chamada de técnica de correlação, em que são observados os testes de dois indivíduos submetidos ao mesmo teste e o índice de precisão provém da correlação bivariada (estatística bivariada) entre o desempenho dos dois indivíduos. A segunda técnica consiste na divisão do teste do indivíduo em duas ou mais partes (estatística multivariada), com a utilização de uma análise de consistência interna entre as respostas, a partir da utilização de uma linha lógica de pensamento.

A estatística também pode ser observada na Psicologia em suas pesquisas quantitativas, através da manipulação de variáveis que interferem no método de estudo. Dessa forma o pesquisador é capaz de controlar e analisar os dados colhidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com