TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ESTATISTICA

Tese: ATPS DE ESTATISTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Anhanguera

ATPS DE ESTATISTICA

INTRODUÇÃO

A estatística tem por objetivo fornecer métodos de pesquisa e técnicas para lidarmos com diversas situações que permitem o controle e o estudo de fenômenos, fatos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento.

Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados para que possamos utilizá-los no desenvolvimento das atividades do nosso dia a dia.Este trabalho tem como finalidade apontar a importância dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimento de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença.

A estatística fornece ferramentas importantes para definição de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada funcionário, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.

DEFINIÇÃO DA ESTATÍSTICA

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.

População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto de uma população.

Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.

Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Definição dos dados:

Dados qualitativos consistem em atributos classificações ou registros não numéricos.

Dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas;

APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras. Em entrevista ao site do IBGE (2007), o Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio, “A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”.

A estatística e seus conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com