TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Estatistica

Seminário: ATPS De Estatistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO PERIODO: 2012

SEMESTRE: 4º DISCIPLINA: ESTATÍSTICA

TUTOR PRESENCIAL: REGINALDO CAMELO

PROFESSOR EAD: MARIA IVONE MELO DE CARVALHO

ACADÊMICOS:

IRACEMA DE FÁTIMA ROMANA ESTEVES RA: 327707

JOSÉ MACIEL SIQUEIRA JUNIOR RA: 287278

SILVIA DO SOCORRO DIAS SILVA RA: 287382

VANJA DO DESTERRO MENDES ALMEIDA RA: 295039

BELÉM - PA

INTRODUÇÃO

Os números-índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes.

É grande a importância dos números-índices para o gestor, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição na produção nacional e de cada empresa individualmente.

A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança ocorre. Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se torna presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais as empresas.

O objetivo principal deste trabalho é investigar e comparar a utilização dos métodos de análise e solução de problemas aplicados na empresa. As analises são realizadas e comparadas com as Tecnologias e Ferramentas de Gestão, resultando desta analise as proporções e conclusões através da comparação dos procedimentos utilizados pelas diferenças ferramentas de gestão.

O atual cenário competitivo das empresas vem exigindo rápidas e contínuas adaptações destas mudanças para sobreviverem e crescerem nesses novos tempos da moderna economia e de um público consumidor cada vez mais exigente. Estas constantes transformações têm levado as organizações a mudar suas estruturas, processos e estratégias.

Estatística

A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção.

As Possibilidades de Aplicação da Estatística na área de Administração

A estatística passou a ser usado para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de

incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores. A estatística nos permite fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc. É possível aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer também que a estatística é um ramo a teoria da decisão.

Relação de lugares, situações e problemas em que se podem aplicar conceitos estatísticos.

Lugares: podemos usar a estatística em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

Áreas de atuação são:

Indústrias

Área de RH

Universidades e instituições de pesquisas

Área de demografia

Área de marketing e analise de mercado

Coleta de Dados

• Coleta direta

– Contínua

– Periódica

– Ocasional

• Coleta indireta (inferência a partir da coleta direta)

Exemplo: Coleta de média de reprovação do ensino médio a partir da coleta dos

Registros diários de frequência Dados Estatísticos.

• Organização

– Brutos – dados não organizados

– Rol – dados organizados em ordem crescente ou decrescente

Organização de Dados

• Dados discretos

– Frequência simples

Absoluta

Relativa (%)

– Frequência Acumulada

Absoluta

Relativa (%)

Organização de Dados

• Dados contínuos

– Usando intervalos de classes

Tratamento dos dados Nada mais é do que a soma e o processamento dos dados obtidos e a disposição mediante critérios de classificação Pode ser manual ou eletrônica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com