TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicações estatísticas

Seminário: Aplicações estatísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Seminário  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 1

PASSO 1 e 2

As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada. Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing.

Por outras palavras o termo estatístico pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos.

No artigo sobre Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo em uma Indústria de fundição do Norte Catarinense, o objetivo no artigo consistia em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria. A estatística foi usada em diferentes situações, como Analisar a Variância de peças defeituosas para motores de caminhão, as Probabilidades de riscos, Somas Cumulativas, Média de Processos, Amplitude Móvel, Alarmes Falsos, Média Móvel Exponencialmente Ponderada, Análises dos índices de capacidade de processo. Com a ajuda da estatística a conclusão do artigo dizia que o processo realizado na empresa, esteve em maior parte do tempo em controle, havendo pequenas oscilações.

ETAPA 1

PASSO 4

As aplicações da Estatística.

Na área financeira o estatístico pode atuar:

Departamento de seguros e análise atuarial

Avaliação e seleção de investimentos

Estudo e desenvolvimento de modelos financeiros

Desenvolvimento de informações gerenciais

Definição, análise e acompanhamento de carteiras de investimentos.

Análises de fluxo de caixa

Avaliação e projeção de indicadores financeiros

Análise das demonstrações contábeis

Desenvolvimento e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

Índice de Inflação

Avaliação de oportunidades.

Recursos financeiros disponíveis

Definição de matas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com