TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As aplicações da Estatística

Tese: As aplicações da Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Tese  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

O que é Estatística ?

O que modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de

informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e

ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer

métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.

As aplicações da Estatística

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego,divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Aplicação da Estatística na área de Administração

Em Administração, a análise estatística funciona como uma importante ferramenta para se diagnosticar problemas de gerenciamento em diferentes setores de uma empresa e para propor políticas de investimento mais eficientes dentro da própria empresa.

A Estatística para a Administração na área de Marketing, que se serve de diversos tipos de pesquisas. Por exemplo: querer avaliar a percepção do consumidor com relação a marca, a aceitação de um novo produto, a satisfação do cliente, etc. No RH também há espaço para pesquisa junto aos funcionários, na área de Produção para auxiliar no controle de qualidade. A administração trabalha com muitas informações e das mais variadas áreas, afinal é uma ciência que busca a consecução dos mais variados objetivos nas mais diversas organizações.

"Os campos de aplicação da Estatística são muitos e os mais variados."

Situação problema em que se pode aplicar conceitos estatísticos.

Estudo de Mercado

O gerente de uma fábrica de detergentes pretende lançar um novo produto para lavar a louça. Ele se encarrega de contratar uma empresa especialista em estudos de mercado para "estimar" a porcentagem de compradores em potencial desse produto.

População: conjunto de todos os agregados familiares do País.

Amostra: conjunto de alguns agregados familiares, inquiridos pela empresa.

Problema: pretende-se, a partir da percentagem de respostas afirmativas, dentre os inquiridos sobre a compra do novo produto, obter uma estimativa do número de compradores na População.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com