TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA

Tese: CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Tese  •  1.152 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste estudo vamos abordar o tema Estatística a definição dos conceitos iniciais e métodos.

Será abordado uma pesquisa de peso em 100 pacotes de café de 500 gramas realizado em um distribuidor onde será abordado os resultados da pesquisa através de um relatório final contendo o valor médio de peso dos pacotes, o valor mediano, a moda, a amplitude e o desvio padrão.

Por fim serão mostrados através de gráficos de colunas representando a freqüência absoluta e a freqüência relativa das pesagens.

CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo e controle adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas.

Com o constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações esta sendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais.

Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento das informações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população.

Com o crescente aumento populacional houve a necessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil conhecido como IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção das informações estatísticas oficiais do País.

A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobre seu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependente de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística. Algumas das áreas de atuação são:

 Indústrias

 Área de RH

 Universidades e instituições de pesquisas

 Área de demografia

 Área de marketing e analise de mercado

 Área financeira e bancaria

DEFINIÇÃO DA ESTATÍSTICA

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.

População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto de uma população.

Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.

Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Definição dos dados:

Dados qualitativos consistem em atributos classificações ou registros não numéricos.

Dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas;

Níveis de medida

Uma outra característica dos dados é o seu nível de medida. O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatro níveis de medida, do mais baixo para o mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Os dados que estão no nível de medida nominal são somente qualitativos . Nesse nível, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível.

Os dados que estão no nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.

Os dados que estão no nível intervalar de medida são quantitativos. Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. No nível intervalar, um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala; o registro não é um zero inerente.

Os dados que estão no nível racional de medida são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é zero inerente. Uma razão entre dois valores dos dados pode ser formada para que os valores possam ser expressos como múltiplos de um outro.

Coleta de dados

Há várias maneiras de coletar dados. Freqüentemente, o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los.

Fazendo um censo, um censo é a contagem ou medição de toda uma população. O censo fornece informações completas, mas é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com