TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICAS

Projeto de pesquisa: CONCEITOS BÁSICOS DE ESTATÍSTICAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Quando falamos de estatística é comum pensar isso se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos.

Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativospor processos que, hoje, denominaríamos de estatística na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.

Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.

Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística.

A estatística é muito utilizada e útil no dia a dia e em quase todas as áreas das empresas, tem sido uma excelente ferramenta para elas, ajuda as organizações se tornarem mais competitivas e firmes através da analise dos dados coletados em gráficos e tabelas. A Estatística ajuda no planejamento, ela pode ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, análise de riscos; também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, na qualidade dos processos, para diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos.

No faturamento da empresa, para diminuir prejuízos e falhas na produção, na tomada de decisões por parte dos gestores que praticamente não podem errar ao tomar decisões, pois o mercado é muito competitivo, e ainda trazer maior rentabilidade e melhores resultados para a empresa.

A estatística também é muito útil em longo prazo, na analise anual e ate por épocas da empresa, para fazer balanço do quanto a empresa cresceu, diminui ou se consolidou, para ver a posição dela no mercado, se ela tem sido sustentável ou não.

A estatística descritiva trata da coleta, da organização e a descrição dos dados. Já a inferência estatística baseia-se na teoria das probabilidades, do estudo dos dados, da análise e a interpretação desses dados.

CONCEITOS INICIAIS DE ESTATÍSTICA

Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. A Estatística possui dois grandes ramos:

I – Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

II – Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.

 População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

 Amostra: é um subconjunto de uma população.

 Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.

 Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

 Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com