TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

Resenha: CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITOS E APLICAÇÕES DA ESTATÍSTICA

Os conceitos estatísticos têm sido aplicados na maioria dos campos de conhecimento do homem. Seus métodos são utilizados para melhoria no desenvolvimento de controle de tráfego, aprimoramento de processos de gerenciamento na àrea governamental ou na iniciativa privada, tem sido também aplicada no desenvolvimento de equipamentos especiais, na previsão de surtos epidêmicos etc.

Na prática, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias ciências. Na àrea médica, por exemplo, a Estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença.

A Estatística permite identificar situações críticas e, consequentemente, atuar em seu controle, desempenhando papel crucial no estudo da evolução e incidência de uma doença com a HEPATITE.

Na àrea tecnlógica, o advento da era espacial suscitou diversos problemas relacionados ao cálculo de posição de uma astronave, cuja solução depende fundamentalmente de conceitos e teorias estatísticas mais elaboradas, considerando que estas informações, como sinais de satélite, são recebidos de forma ruim e incerta.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e os índices de inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatística está vinculada, é o orgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país, para este caso vemos claramente a importância da aplicação dos controles estatísticos, na obtenção de dados a suprir orgãos das esferas governamentais: federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

A estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados, informações para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis. Podemos citar exemplos de típicas questões do dia a dia que levam a tomadas de decisão: qual a quantidade de cereal a ser produzido no próximo ano? O acusado é culpado ou inocente? O fumo causa câncer? Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco? A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana?

Nenhuma dessas questões pode ser respondida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes, logo a estatística é a ferramenta que fornece dados para que a melhor decisão, ou a melhor resposta seja encontrada.

APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ADMINISTRAÇÃO

A estatística é uma ciência que abrange quase todos os seguimentos das habilidades humanas, onde poderá analisar e utilizar esses resultados estatísticos no setor econômico, agrícola, químico, matemático, sociológico, psicológico e político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na análise de decisões políticas e judiciais.

“A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza”. Francisco de Paula Buscácio – Presidente do Conselho Federal de Estatística.

É muito aplicada na área da administração, quando se diz respeito á tomada de decisões, por meio de sondagem e, coleta de dados, para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa. Depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivo com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

Ajudará também em tais trabalhos, fornecendo subsídios suficientes para os gestores decidirem a melhor estratégia a ser adotada para que seja alcançado o objetivo final, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

Também engloba a administração, quando falamos de qualidade, pois ajuda a reduzir custos, aumentando assim a produtividade e competitividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com