TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e Aplicações da Estatística

Seminário: Conceito e Aplicações da Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Seminário  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

 Conceito e Aplicações da Estatística

Modernamente se conhece como Ciências Estatísticas, ou simplesmente Estatística, um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa e análise de dados que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a analise e a disseminação de informações.

O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Seu objetivo é fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo, contador e cientista político, neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais entre tantas outras.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são exemplos de aplicação da estatística no nosso dia a dia. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao qual a Escola Nacional de Estatística esta vinculada, é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais em nosso país, para este caso vemos claramente a importância da aplicação dos controles estatísticos, na obtenção de dados para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral. A estatística é uma ferramenta capaz de extrair dados para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis. O uso dos dados estatísticos atualmente vem da necessidade das análises e avaliações objetivas nas organizações, essas informações que a estatística traz são diretas, claras, especificas e eficazes tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas se dados confiáveis, com uso desses dados as organizações tem melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando atuar na melhoria. A utilização de tabelas e gráficos são freqüentes na estatística, as tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.

2.1 – Possibilidades de Aplicação da Estatistica na Área de Administração:

A estatística hoje esta propagada a administração em varias áreas, se transformando em uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades. O uso da estatística atualmente vem da necessidade das analises e avaliações objetivas nas organizações, essa informações devem ser claras, diretas, eficazes e especificas tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas sem dados confiáveis. De posse desses dados confiáveis as organizações têm melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando na melhoria. Através das técnicas de controle de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com