TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito e aplicação Estatística

Tese: Conceito e aplicação Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Tese  •  3.063 Palavras (13 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

O principal objetivo da estatística é fornecer procedimentos de pesquisas e técnicas para que a sociedade possa lidar com diversas situações que possam permitir o controle e estudos de fatos que afetam o cotidiano em diversas áreas.

Os dados estatísticos são adquiridos e repassados a sociedade para que a mesma possa tomar proveito desses estudos realizados para o desenvolvimento de atividades realizadas no dia-a-dia .O objetivo deste trabalho é destacar a importâncias dos métodos estatísticos que vem sendo utilizados no aprimoramento de produtos, desenvolvimento de equipamentos, fornecimento de métodos adequados, possibilitando a decisão de novos tratamentos no combate a uma determinada doença.

A estatística tornou-se uma importante ferramenta para o alcance de metas, avaliando o desempenho e identificando os pontos fracos de cada campo, atuando na melhoria de seus processos dentro das empresas e instituições, solucionando vários problemas práticos em varias áreas do saber.

A estatística é muito utilizada e útil no dia a dia e em quase todas as áreas das empresas, tem sido uma excelente ferramenta, ajuda as organizações se tornarem mais competitivas e firmes através da analise dos dados coletados em gráficos e tabelas. A Estatística ajuda no planejamento, ela pode ser utilizada para pesquisar, prever, comparar mercado, possíveis mudanças, análise de riscos; também na questão de preços de matéria-prima, nos processos, na qualidade dos processos, para diminuir desperdícios e aproveitar melhor os recursos.

No faturamento da empresa, para diminuir prejuízos e falhas na produção, na tomada de decisões por parte dos gestores que praticamente não podem errar ao tomar decisões, pois o mercado é muito competitivo, e ainda trazer maior rentabilidade e melhores resultados para a empresa.

A estatística também é muito útil em longo prazo, na analise anual e ate por épocas da empresa, para fazer balanço do quanto a empresa cresceu, diminui ou se consolidou, para ver a posição dela no mercado, se ela tem sido sustentável ou não.

CONCEITO E APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados, assim o objetivo da estatística é a produção da melhor informação a partir dos dados disponibilizados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes de onde estes foram retirados, para assim melhor compreender as situações. Em prática a estatística pode ser uma ferramenta fundamental em várias outras ciências, as organizações modernas estão a cada dia mais dependente dos dados estatísticos para obtenção das informações essenciais e necessárias.

O uso da estatística nos dias de hoje vem da necessidade das análises e avaliações objetivas nas organizações, essas informações que a Estatística traz são diretas, claras, específicas e eficazes tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas sem dados confiáveis. Com o uso da estatística as organizações têm melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando atuar na melhoria.

Ainda hoje, no conceito popular a palavra estatística evoca dados numéricos apresentados em quadros ou gráficos, publicados por agências governamentais, referentes a fatos demográficos ou econômicos. A utilização de tabelas e gráficos são freqüentes na Estatística, as tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.

Hoje em dia todo administrador precisa utilizar métodos estatísticos, e para isso precisa conhecê-los. Um administrador precisa tomar decisões, para tanto precisa das informações confiáveis e para isso é preciso coletar os dados, resumi-los e interpretá-los, como a estatística fornece o meio para todas essas etapas, trata-se de um conhecimento indispensável para o administrador.

Antes de qualquer abordagem estatística é preciso definir o que será pesquisado, como poderemos escolher o melhor caminho, se não sabemos para onde ir? Por este motivo precisamos definir corretamente.

RESUMO TEÓRICO DOS ARTIGOS:

Aplicação dos Conceitos de Controle Estatístico de Processo (CEP) em Uma Indústria de Fundição do Norte Catarinense.

O objetivo desse artigo é realização de um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Mais precisamente, o objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Nesse estudo, utilizaram alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados na literatura, tais como o gráfico de controle para observações individuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa. O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, no entanto desprezar toda e qualquer informação e/ou inferência adquirida a partir de um olhar mais técnico científico e não tanto empírico dos dados. O artigo, não tem a pretensão de desenvolver métodos e modelos estatísticos mais robustos para realizar tal estudo.

Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa, é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa). O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire o(s) corpo(s) de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

Devido a esta particularidade do processo de inspeção, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com