TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção e aplicação de estatísticas

Artigo: Concepção e aplicação de estatísticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Artigo  •  241 Palavras (1 Páginas)  •  231 Visualizações

1.1 - CONCEITO E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA

Estatística é um conjunto de métodos e técnicas de coleta de dados e análise de informações para um experimento a ser realizado, ela permite o estudo econtrole adequado de fenômenos, fatos e eventos sujeitos a situações incertas.

Com o constante desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de analises de dados estatísticos, as informações estasendo cada vez mais disponibilizadas em diversos sistemas tornando-as acessíveis a todos os cidadãos e organizações sociais.

Antigamente com a contagem populacional ou mesmo com o armazenamento dasinformações de batizados, casamentos e funerais, era um método usado pelos governantes na Europa Ocidental, para ter um controle maior sobre a população.

Com o crescente aumento populacional houve anecessidade de criar escolas e institutos de pesquisas estatísticas. No Brasil conhecido como IBGE o qual é vinculado com a escola nacional de estatística, que é o órgão responsável pela produção dasinformações estatísticas oficiais do País.

A estatística pode ser empregada como uma ferramenta fundamental em varias ciências, ela permite identificar situações criticas e, consequentemente, atuar sobreseu controle. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependente de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho, definindo melhor suas metas,identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

No mercado de trabalho a diversidade de atuação é um dos pontos de grandes atrativos da estatística. Algumas das áreasde atuação são:

o Indústrias

o Área de RH

o Universidades e instituições de pesquisas

o Área de demografia

o Área de marketing e analise de mercado

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com