TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle estatístico de qualidade

Projeto de pesquisa: Controle estatístico de qualidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.804 Palavras (8 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Neste contexto, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

A estatística na atualidade tem contribuído muito para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos.

O campo de aplicação da estatística tem-se ampliado consideravelmente, devido à necessidade de tomada rápida e segura de decisões, atividade tão presente no cotidiano do administrador.Neste contexto, a importância das aplicações da estatística como ferramenta de auxílio na tomada de decisões tem crescido e com isto as ferramentas da qualidade passam a ter um papel importante no desempenho das empresas, sendo que uma ferramenta de grande utilização na padronização dos processos e melhoria contínua tem sido o fluxograma.

A estatística pode ser considerada como uma ciência quando, baseando-se em suas teorias, estuda grandes conjuntos de dados, independentemente da natureza destes, sendo autônoma e universal. É considerada como um método quando serve de instrumento particular a uma determinada ciência (como na agronomia, na biologia, na física, na medicina ou na psicologia). Finalmente, é considerada arte quando é aplicada visando à construção de modelos para representar a realidade (LOPES, 2005).

O uso da análise estatística enquanto meio de controle da produção bem como ferramenta indispensável na tomada de decisão na gestão em empresas, o fato de o processo produtivo ser controlado por ferramentas estatísticas auxilia na tomada de decisão para diminuir a variabilidade do processo, o que consequentemente garante a redução dos custos de produção, aumento da produtividade e melhoria da qualidade.

As informações estatísticas devem ser concisas, específicas e eficazes, fornecendo, assim, subsídios imprescindíveis para a tomada de decisão pelos administradores, métodos estatísticos podem ser empregados para o planejamento e controle da produção, visando à implantação de técnicas administrativas eficientes que garantam menores custos e maiores lucros, na estimação de receitas, previsão de estoques e demandas e, principalmente, conhecimento do mercado e do seu cliente no mercado.

Independente das etapas do processo decisório, a administração de qualquer empresa, está diretamente relacionada com a capacidade e habilidade dos gestores em tomar decisões. A gestão e conduta de uma empresa só é possível devido às inúmeras decisões tomadas por esses profissionais. As decisões gerenciais afetam diretamente a sobrevivência das empresas, neste contexto para a tomada de decisões , há a necessidade de que sejam baseados e dados confiáveis e fidedignos.

A tomada de decisão é uma tarefa gerencial, onde se torna necessário buscar o maior número de dados referentes ao problema para gerar informações úteis a serem analisadas. É importante que essa análise tenha como foco os objetivos da empresa e os recursos disponíveis. Neste contexto a estatística apresenta-se como uma ferramenta de controle da produção que pode atingir estes objetivos devido aos seus recursos e formas de análise de dados de produção de uma empresa.

Da mesma forma, no âmbito do poder público, o governo, através de levantamentos estatísticos, consegue estabelecer um retrato da realidade socioeconômica, permitindo assim uma maior eficiência na aplicação dos recursos públicos voltados para o bem estar e melhoria das condições de vida da população.

O processo produtivo ser controlado por ferramentas estatísticas auxilia na tomada de decisão para diminuir a variabilidade do processo, o que consequentemente garante a redução dos custos de produção, aumento da produtividade e melhoria da qualidade. Pela observação e análise dos resultados obtidos, a utilização destes gráficos para monitorar e analisar os processos produtivos no setor industrial apresentou-se como uma ferramenta de uso essencial para fundamentar a tomada de decisão.

A Importância da aplicação Estatística do Fluxograma e sua utilização do como ferramenta de Qualidade.

Esta técnica é utilizada para registrar um processo de forma compacta com a finalidade de tornar possível sua compreensão e posterior melhoria, tendo como objetivo representar os diversos passos do processo produtivo. Os fluxogramas são extremamente úteis no estudo associado às etapas ao fazer rodar o ciclo de produção.

Controle Estatístico da Qualidade (CEQ)

Tais ferramentas da qualidade tem um papel importante no desempenho das empresas. Segundo Carvalho et al. (2005) “As características importantes do produto ou do processo devem ser definidas concretamente”. Diversas ferramentas foram desenvolvidas para a padronização dos processos e produtos, auxiliando o profissional a compreender as atividades que ocorrem em seu dia-a-dia mantendo um nível de qualidade contínuo (LINS, 1993).

CEQ pode ser definido como “métodos estatísticos e de engenharia” que são utilizados em processos de medição, monitorização, controle e melhoria da qualidade. O CEQ é utilizado para controlar e estabilizar os processos da empresa, garantindo a qualidade e muitas vezes melhorando-a (TOLEDO; BATALHA; AMARAL, 2000).A ideia principal do CEQ é que melhores processos de produção com menos variabilidade propiciam níveis melhores de qualidade nos resultados da produção. O CEQ reduz os custos de produção, pois com a sua correta utilização, o número e a porcentagem de produtos (Jalecos) defeituosos produzidos, poderão ser reduzidos, pelo simples fato de poder ser criados e, utilizados, “fluxos padrão” para as atividades (CARVALHO et al. 2005).

Tais ferramentas de controle estatístico, orientadas para o controle da qualidade de processos, os quais se caracterizam como um enfoque preventivo centrado no acompanhamento e controle das variáveis que podem influir na qualidade final dos produtos. Segundo Lins (1993), um dos objetivos básicos da cultura da qualidade é educar o profissional a confiar menos no feeling e a trabalhar preferencialmente com dados.

O fato de o processo produtivo ser controlado por ferramentas estatísticas auxilia na tomada de decisão para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com