TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão Digital no Brasil.

Por:   •  12/10/2016  •  Dissertação  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO E SISTEMAS

CAMPUS JOÃO MONLEVADE

[pic 2]

Disciplina.......: Informática e Sociedade        Curso..............: Sistemas de Informação

Professora.......: Ma. Daniela Dias

Nome..............: João Marcos Soares Ferreira Reis                Matrícula........:14.2.8552

Situação da inclusão digital no Brasil

O mundo se encontra cada vez mais digitalizado, em países de primeiro mundo é comum cidade digitais, onde todos tem acesso à internet. No Brasil atualmente, a inclusão digital vem se integrando a sociedade, porém ainda estamos longe do objetivo esperado, ou seja, alcançar o nível de um país desenvolvido.

Segundo site G1, uma pesquisa feita pelo IBGE em 2014 constatou que mais de 50% das casas brasileiras possuem acesso à internet. Essa pesquisa, que considerava apenas acessos via computadores, foi feita pela primeira vez considerando smartphones, tablets e outros aparelhos que possuem acesso. Ela apontou também, que hoje, a grande maioria dos brasileiros acessa a internet pelo smartphone. Esse índice é algo bom para um país que vem se desenvolvendo, porém se olharmos para as situações das classes brasileiras fica claro a desigualdade social. Mais de 95% de casas de pessoas da classe A, por exemplo, possui acesso à internet, enquanto em classes mais baixas, como a D e a E, esse número cai para baixo de 20%.

Essa desigualdade é possível observar também no mapa geográfico brasileiro, no qual o sul e o sudeste possui um bom número de famílias com acesso a internet, regiões como o norte e o nordeste não possuem tantas pessoas agraciadas com esse beneficio. Hoje é possível observar que diversas pessoas possuem celulares que acessam a internet, porém o Brasil ainda peca em disponibilizar esse acesso.

 A situação atual do país, pelo o que é possível observar, é de uma caminhada para uma sociedade digital, mas ainda há a realidade da desigualdade. Portanto o Brasil vem aumentando o número de pessoas com acesso a internet porém esse número ainda se trata de pessoas com melhor renda, e engloba todos os brasileiros.

REFERÊNCIAS

ENGOV. Inclusão Digital: o que é, a situação no Brasil e em Santa Catarina. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/inclus%C3%A3o-digital-o-que-%C3%A9-situa%C3%A7%C3%A3o-no-brasil-e-em-santa-catarina. Acesso em: 10 out. 2016.

G1. Internet chega pela 1ª vez a mais de 50% das casas no Brasil, mostra IBGE. Disponível em: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2016/04/internet-chega-pela-1-vez-mais-de-50-das-casas-no-brasil-mostra-ibge.html. Acesso em: 10 out. 2016.

ROCKMANN. Roberto. O desafio da inclusão digital. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/especiais/infraestrutura/O-desafio-da-inclusao-digital. Acesso em: 10 out. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (76.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com