TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição e conceitos área estatística

Tese: Definição e conceitos área estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

Definição e Conceitos da Área da Estatística

É a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar banco de dados para os mais diversos usos. Na indústria, acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajustá-los a situações práticas.

Seja qual for à área ou o objeto de estudo do pesquisador, este poderá vir a utilizar conceitos de Estatística. É indispensável para qualquer profissional o domínio das informações pertinentes ao seu trabalho: um médico deve conhecer profundamente a eficácia de medicamentos, bem como o comportamento de determinada patologia; um administrador não pode deixar de lançar mão de conhecer o seu mercado de atuação, ou ainda sobre o comportamento do seu cliente; um engenheiro precisa acompanhar com grande precisão o controle de qualidade de sua produção estando atento para ocorrência de falhas, identificando suas causas; um biólogo precisa estar atento à diversidade da flora de uma região procurando identificar padrões de desenvolvimento das plantas. Todos estes exemplos são casos em que a Estatística torna-se indispensável como uma ferramenta capaz de auxiliar este profissional na busca de soluções para seus problemas de pesquisa.

Processo de coleta de dados estatísticos

A qualidade da solução está diretamente relacionada com a qualidade dos dados obtidos. Podemos evitar que alguns problemas ocorram observando fatos como:

• Não se deve coletar dados sem que antes se tenha definido claramente o problema ou situação a ser enfrentada, bem como os objetivos com relação aos mesmos;

• Os sistemas de medição (instrumento, operadores, método, meio) que serão utilizados devem ser avaliados e ter capacidade de medição suficiente;

• Os cálculos e leituras devem ser feitos com muita atenção para evitar distorções;

• Devem ser utilizados métodos adequados para coleta de dados de acordo com o problema estudado.

Uma amostra é uma parcela de uma população que pode conter informações sobre esta população. Outra definição importante (para a escolha da técnica estatística e das interpretações dos resultados) é a classificação dos dados.

Fonte: www.matemáticashow.com.br

Planejando a coleta de dados

Para estudarmos adequadamente uma população através de uma amostra, devemos planejar a coleta de dados. Com este objetivo, formulamos algumas perguntas:

• Com que frequência ocorrem os problemas?

• Quais são as causas potenciais do problema?

Fonte: Fonte: www.matemáticashow.com.br

De acordo com os níveis de mensuração, pode-se classificar a natureza das variáveis segundo a escala de mensuração em:

Tipos de pesquisa

Os critérios para a classificação dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado pelo autor, pois esta divisão obedece a interesses, condições, campos, metodologia, situações, objetivos e objetos de estudo. Neste trabalho vamos definir os seguintes tipos de pesquisa:

1. Pesquisa pura ou fundamental. É aquela que procura o progresso científico, ampliação de conhecimentos teóricos, sem a preocupação de utilizá-los na prática. Tem por meta o conhecimento pelo conhecimento.

2. Pesquisa aplicada. Como o próprio nome indica, caracteriza-se por seu interesse prático, isto é, que os resultados sejam aplicados ou utilizados, imediatamente, na solução de problemas que ocorrem na realidade.

Características de uma pesquisa

Para que uma pesquisa seja bem planejada e chegue a resultados satisfatórios é importante que obedeça algumas características básicas:

• O procedimento deve ser sistematizado.

• Explorações deve ser técnica, sistemática e exata.

• Exploração deve ser lógica e objetiva.

• Organização quantitativa dos dados.

• Relato e registro meticuloso e detalhado da pesquisa.

Fases da pesquisa

1. Escolha do tema. Na escolha de um tema a ser pesquisado deve se levar em conta alguns aspectos: consonância com as aptidões do pesquisador mereça ser investigado cientificamente e que tenha condições de ser formulado e delimitado em função da pesquisa.

2. Levantamento dos dados. Devem ser utilizados três procedimentos básicos: pesquisa documental, pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com