TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições e Conceitos

Artigo: Definições e Conceitos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Artigo  •  1.472 Palavras (6 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 6

Definições e conceitos da estatística.

A estatística e a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisoes, desde os tempos antigos. O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos.

As organizações modernas estão cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais sobre seus processos de trabalho, as empresas procuram sempre facilitar suas pesquisas e suas analises assim ultilizando da estatistica em “Grafico ou tabelas”, Por exemplo: Uma empresa citada no material de estudo fez uma analise de seu produto ultilizou muito de graficos, tabelas entre outras formas de expor as analises feitas de seu produto obtendo assim uma vista mais facil de se entender assim conseguindo tanto um sucesso no momento de analizar o estudo por completo vendo cada ciclo e acontecimento nele ocorrido tendo uma visão mais anpla e tecnologa da pesquisa, como tambem na hora de expor ao publico assim tendo maior sucesso na interpretação.

Vindo des da antiquidade a estatistica vem auxiliando tambem no meio social onde des da idade media ate os dias de hoje já se ultilizava como ferramenta para levantamento de indices, como: Mortalidade, matrimonio, natalidade e outros, grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, são um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. Tambem não podemos esquecer que a estatistica faz parte da vida de um administrador como: Bancarios, contadores e engenheiros administradores e RH que quase o tempo todo utilizao da estatisca em seus projetos ou trabalhos estudo sobre implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial, na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, nos testes de produtos, no estoques, na avaliação de desempenho das operações, folha de pagamento de funcionarios, realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados; entre outras infinitas formas de se utilizar da estatistica.

As responsabilidades e atribuições do estatístico estão redigidas pela Lei no 4.739, de 15 de julho de 1965, que criou a profissão, e pelo Decreto no 62.497, que regulamentou o seu exercício profissional. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Estatística constituem as autarquias que têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o e xercício da profissão em todo o Território Nacional, o estatistico tem como dever: Efetuar levantamentos e análises de informações; Planejar e realizar experimentos e pesquisas em várias áreas científicas; Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria dos processos.

A estatística pode se encontra em varias areas administrativas e em diversas situaçoes tais como:

• Lugar: Empresa automotiva

Situaçao: Inspeçao de qualidade processo de produçao

Problema: atraves de graficos da produçao temos os niveis de qualidade de cada lote, assim obtendo melhor qualidade de entrega ao consumidor.

• Lugar: Hospital

Situaçao: indice de internados

Problema: obter a separaçao por idade, doença, grau do problema de cada paciente internado num hospital assim formando uma planilha organizada.

• Lugar: Escritorio de contabilidade

Situaçao: calculo de planilhas

Problema: atraves de software de planilhas eletronicas, cauculadoras cientificas podem se obeter os cauculos de relatorio de forma rápida e eficaz.

Coleta de dados estatísticos.

Amostra Peso (gramas)

1 506

2 508

3 506

4 508

5 508

6 506

7 504

8 508

9 506

10 504

Relatório.

A Estática é uma ciência que se dedica a coleta analise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha e organização.

Esta etapa teve como objetivo a coleta de dados que ira desenvolver todas as etapas deste desafio, a elaboração de um estudo estatístico sobre a pesagem amostral aleatoriamente de 10 pacotes de café da marca Pilão contendo 500 gr. cada.

Para a realização deste trabalho recorremos ao supermercado Qualidade que nos permitiu a visita e os respectivos materiais, apresentaram e disponibilizaram 10 amostras de café para a pesagem, forneceram também a balança informada pelo supermercado assim sendo de alta precisão.

Para possibilitar uma maior simplicidade e eficácia da pesagem procedeu-se a variáveis assim sendo numa coleta de 10 amostras variáveis de 504, 506 e 508 gramas.

Tabela de Freqüência Relativa e Absoluta:

Li Li fi Fri Fi Fri xi

504 505 2 33,33 2 33,33 504,5

505 506 2 33,33 4 66,67 505,5

506 507 2 33,33 6 100,00 506,5

Gráfico de Freqüência Absoluta:

Gráfico de Freqüência Relativa:

Medidas de tendência central : Média, Moda e Mediana.

Chama-se de Média um conjunto de dados numéricos ao número que se obtém dividindo a soma dos valores de todos os dados pelo número de dados. A medida de tendência central será um tipo de medida escolhida que irá representar uma concentração de medidas em torno do valor estipulado.

Existem três tipos de medida central mais utilizado em amostras: a média, a mediana e a moda.

Média: é o resultado da divisão da soma de todos os valores da amostra pela quantidade total de valores.

Mediana:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com