TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições e conceitos da estatística na área de administração

Artigo: Definições e conceitos da estatística na área de administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Artigo  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

DEFINIÇÕES E CONCEITOS DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.

A estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados, informações para que as decisões sejam tomadas, de forma a minimizar os riscos possíveis. As informações estatísticas são concisas, específicas e eficazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística está presente em quase todas as áreas de administração e fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos.

Para Ramos (2007), os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade. (RAMOS, 2007)

A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica e não se limita somente a compilar tabelas de dados e os ilustrar graficamente. O trabalho estatístico é sim, o de ajudar a planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis.

Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e nos permite fazer inferência sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro, nos permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, controle de qualidade, tendências e aceitação de produtos. (AVARES, 2007)

O uso de estatísticas é necessário à obtenção dos resultados visados pelas organizações, e não somente para medir os avanços rumo a esses resultados. Os dados estatísticos são importantes para o início, o desenvolvimento e manutenção das organizações, pois não somente monitora o progresso como também contribuem para a obtenção.

É necessário ter em mente que a estatística é uma ferramenta para o gestor ou executivo, nas respostas dos “porquês” de seus problemas que podem ser explicados por uma análise de dados.

A APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO.

O uso da estatística também engloba a administração, quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de sondagem, coletas de dados e de recenseamento de opiniões,

para que seja possível conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais,

humanos e financeiros disponíveis e as expectativas da comunidade sobre a empresa.

Podemos usar a estatística em diversos setores da administração como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

Pode ser aplicadas também para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com