TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diretrizes para a determinação da repetibilidade e reprodutibilidade

Pesquisas Acadêmicas: Diretrizes para a determinação da repetibilidade e reprodutibilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.688 Palavras (23 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 23

•Estabilidade

A estabilidade também é conhecida como o Deslocamento Lento e Gradual e consiste na variação total das medições obtidas com um sistema de medição aplicado sobre as peças quando se é medida uma única característica durante um período de tempo prolongado. Trata-se da variação da tendência ao longo do tempo.

A análise dos gráficos de controle permite que se determine se um dado processo é estável, ou seja, se não há presença de causas especiais de variação atuando sobre o mesmo. Para um processo ser considerado estatisticamente estável, os pontos nos gráficos de controle devem distribuir-se aleatoriamente em torno da linha média sem que haja padrões estranhos do tipo, tendências crescentes ou decrescentes, ciclos, estratificações ou misturas, pontos fora dos limites de controle.

Quando dados históricos de produções passadas são utilizados é costume tratar os limites obtidos como limites de controle tentativos. Eles nos permitem determinar se o processo estava sob controle quando as amostras foram selecionadas. Se todos os pontos caem dentro dos limites de controle e não se observa qualquer comportamento sistemático destes pontos no gráfico, então pode-se concluir que o processo estava sob controle no passado e que os limites de controle tentativos são apropriados para controle atual ou futuro da produção.

Considerando a hipótese de um ou mais valores de x ou S (ou MR) figurem fora dos limites de controle tentativos tem-se que tais limites não devem ser significativos para produções atuais e futuras uma vez que foram obtidos de um processo fora de controle. Logo, tais limites devem ser revistos. Isso é feito examinando cada um dos pontos fora de controle à procura de uma causa especial não aleatória. Se tal causa é identificada, o ponto é descartado e os limites de controle tentativos são recalculados, usando apenas os pontos restantes. Os pontos restantes são em seguida reexaminados. Prossegue-se com este processo até que todos os pontos estejam sob controle, quando os limites de controle tentativos são adotados como limites para uso atual.

Quando se utilizam dados históricos, nem sempre é possível que se identifique a presença de causas especiais para um ponto fora de controle, ou, de outra forma, é pouco provável que a procura de uma causa especial para cada um dos pontos fora de controle tenha sucesso. Neste caso, ou elimina-se o ponto tal como se uma causa especial estivesse presente, ou retém-se o ponto tomando os limites de controle tentativos como apropriados para uso atual. No entanto, se poucos são os pontos fora de controle, a adoção desta alternativa não resultará em distorções significativas do gráfico de controle. A relação entre os níveis de variabilidade do processo em relação às exigências de especificação é feita através da análise da capacidade.

As principais causas possíveis da falta de estabilidade são: envelhecimento ou obsolescência de equipamentos; manutenção precária; método não robusto; deformação ou distorção da peça; deslocamento dos padrões ambientais gradativo; erro na aplicação de uma constante; entre outras causas similares as de tendência.

•Linearidade

A linearidade pode ser definida como a variação da tendência no que diz respeito ao tamanho medido. Suas causas são as mesmas da estabilidade e a tendência.

2.3.2. Variação da Dispersão

As análises dos tipos de variação que seguem serão melhor abordadas no estudo por possuírem uma maior aplicabilidade no contexto que será apresentado.

•Precisão

A precisão descreve o efeito líquido da discriminação, da sensibilidade e da repetibilidade ao longo do intervalo de operação de um sistema de medição. É freqüentemente usada para descrever a variação esperada em repetidas medições, feitas ao longo do intervalo de medição, que pode ser caracterizada em tamanho ou em tempo.

•Repetibilidade

É a variação inerente ao equipamento. Trata-se de uma variação de causa comum (erro aleatório) decorrente de sucessivas medições feitas sob condições definidas.

Suas condições de medição são fixas e definidas (peça, instrumento, padrão, método, operador, ambiente, entre outros). Por esta razão, a repetibilidade é também conhecida como a variação dentro do sistema.

As principais causas de uma repetitibilidade incerta são: variação da amostra, variação do instrumento, variação do padrão, variação do método, variação do avaliador, variação do ambiente e falhas na aplicação (erros de observação, tamanho da peça, posição).

•Reprodutibilidade

Pode ser definida como a variação das médias das medições feitas por diferentes avaliadores, utilizando um mesmo instrumento, enquanto medindo uma mesma característica, sob as mesmas condições ambientais. Portanto, não é aplicável a sistemas automatizados. Por esta razão, a reprodutibilidade é também conhecida como a variação das médias entre sistemas ou entre condições de medição.

Porém ela não inclui apenas os diferentes avaliadores, mas também os diferentes dispositivos de medição, laboratórios e ambientes. As principais causas de erros de reprodutibilidade são similares as de repetibilidade, além de treinamentos insuficientes e projeto inadequado do instrumento (permitindo interpretações subjetivas).

•R&R do dispositivo de medição

Resumidamente, o R&R é a variância resultante da soma das variâncias dentro do sistema e entre sistemas.

Seu conceito será amplamente empregado no decorrer do estudo, principalmente em

relação aos seus métodos computacionais estatísticos.

2.3.3. Número de categorias distintas

Para Gage R&R, o número de categorias distintas mede a habilidade do sistema de medição resolver os dados em um número de categorias – consequentemente uma medida de resolução – o maior, o melhor. É calculada da seguinte forma:

Para se afirmar que o sistema é capaz de distinguir as variações entre as peças, esse valor deve ser superior a 5.

2.4. CRITÉRIOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com