TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Inclusiva: Fundamentos, Políticas e Práticas

Por:   •  16/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Licenciatura em MATEMÁTICA

Professor:

Disciplina: Educação Inclusiva: Fundamentos, Políticas e Práticas.

Polo: João Pinheiro

Data:

Período: 3º Período

FOLHA DE RESPOSTA (    )

Consulta: Sim

Valor: 10,0

Nota obtida:

Estudante

CPF:

 

Convidei a Professora -----------------------------para a entrevista sobre “Estratégias Pedagógicas e Inclusão Escolar: um estudo sobre a formação continuada em serviço de professores a partir do trabalho colaborativo”. É uma educação que ajuda a compreender e incluir o aluno no ambiente escolar com sua deficiência. Dentre, optar por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes, porém, com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas sim como diversidade.  Em muitos casos encontramos vários tipos de inclusão em nossos alunos, uns que precisam mais de atenção do que os outros, já que os outros estão bem próximos conectados e tem a confiança de contam tudo o que vem, dos acontece com eles, os alunos precisam do carinho de seu professor.

O Aluno é prioritário em sala de recurso multifuncionais onde deve ser matriculado em sala comum e frequentar a sala de recurso multifuncionais em outro turno, a matricula pode ser em na mesma escola ou em outra. Na matricula do atendimento educacional especializado não e necessários apresentação de um laudo médico, pois o atendimento tem como invariável as questões pedagógicas ao aluno.

O professor tem a responsabilidade de elaborar e produzir os recursos pedagógicos para atender a necessidade de seu aluno com deficiência. Onde o professor especializado que organizará o atendimento de posse de um laudo que já fora encaminhado à escola que estudará o tipo de atendimento que o aluno deve receber.

A elaboração e execução deste plano de atendimento educacional especializado o professor vai avaliar a criança com deficiência e vai verificar quais as necessidades dela, a sua adaptação na sala como regular qual a tecnologia assistiva ela precisa. O aluno irá minimizar ou suprir as dificuldades.  

O professor nos detalhou até como usar os mobiliários, os materiais e as brincadeiras, como na sala II, além mobiliários usado na sala I, são disponibilizados: máquina de datilografia Braille; impressora Braille (pequeno porte); reglete de mesa; punção; soroban; guia de assinatura; kit de desenho geométrico; calculadora sonora etc.

O professor tem que minimamente aprofundar-se ao uso das tecnologias para poder orientar o aluno em relação ao seu uso. Deve estabelecer uma articulação com os professores de sala de aula comum regular. Trabalhar em conjunto com o professor regular. É necessário que o professor entenda com clareza o aluno que atenderá, pois o propósito da sala de recurso é atender a criança com deficiência que requerem adaptações, materiais apropriados do processo de aprendizagem da criança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com