TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica. O mercado de trabalho

Tese: Estatistica. O mercado de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Tese  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO

A Estatística, também conhecida como Ciências Estatísticas, tem seu nome originário do latim “Estado” e teve como finalidade fazer levantamentos de dados para orientar o Estado em suas decisões. Utilizada pelos povos desde a Idade Média com o objetivo de registrar o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, fazer estimativas de riquezas, determinar o valor dos impostos cobrados aos cidadãos, determinar estratégias para batalhas onde era fundamental que os comandantes soubessem quantos homens, armas e cavalos e etc. dispunham após a última batalha.

Com o passar dos anos, surgiram as tabelas, os gráficos e o cálculo das probabilidades no estudo da Estatística, deixando-se, assim, de ser uma simples catalogação de dados numéricos.

Atualmente a Estatística é definida como uma ciência que é responsável por coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. O desenvolvimento aliado ao aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações facilita e permite o controle e estudo adequado de fatos, eventos, fenômenos e ocorrências em inúmeras áreas do conhecimento.

Há estudos comprovando que todos os ramos econômicos dependem da estatística para melhor conhecer seu público alvo e concorrentes e, dessa forma, posicionar-se melhor qualificado em seu mercado de atuação. “O crescimento na demanda está ligado ao desenvolvimento econômico, o que leva as empresas a planejar melhor seus negócios.”, segundo Ilka Afonso Reis, da UFMG.

Para estudar Estatística, é importante ter conhecimento dos conceitos de população e amostra, ambas caracterizadas como conjuntos de dados. A População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse. E Amostra, por sua vez, é um subconjunto de uma população.

Podemos dividir a Estatística em dois ramos:

- Estatística Descritiva: se caracteriza por tratar da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

- Estatística Inferencial: trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A probabilidade é ferramenta básica no estudo da estatística inferencial.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país. Segundo entrevista do Presidente do Conselho Federal de Estatística, Francisco de Paula Buscácio ao site do IBGE (2007), "A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza."

Aplicações da Estatística

"O campo de aplicação da estatística tem se ampliado consideravelmente, devido à necessidade de tomada rápida e segura de decisões, atividade tão presente no cotidiano do administrador." (CARVALHO, 2003; MILAGRE, 2001).

Os métodos estatísticos podem ser empregados na grande maioria das áreas do conhecimento. Sempre que houver coleta e análise de dados observacionais ou experimentais, lá estará a estatística. Com papel principal na melhoria da qualidade, esta metodologia tem um papel vital na área da Administração.

O mercado de trabalho

A diversidade de atuação é um dos grandes atrativos da Estatística, que pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas do saber: das ciências naturais às sociais. Exemplificamos, a seguir, algumas das áreas em que a atuação do estatístico adquire maior relevância, bem como as principais atribuições desse profissional.

Indústria

No planejamento industrial, a atuação do estatístico começa nos estudos de implantação de uma fábrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos testes de produtos; no controle de qualidade e quantidade; no controle de estoques; na avaliação de desempenho das operações; nas análises de investimentos operacionais; nos estudos de produtividade; na previsão de acidentes de trabalho; no planejamento de manutenção de máquinas, etc.

Área de Recursos Humanos

Na área de RH, o estatístico realiza pesquisa de compatibilização entre os conhecimentos e habilidades dos empregados e as atividades desenvolvidas por eles; estuda os salários, as necessidades de treinamento, assim como a avaliação dos treinamentos realizados; propõe planos de avaliação de desempenho do quadro funcional; elabora planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.

Universidades e Instituições de Pesquisas

O estatístico pode atuar como docente, ministrando disciplinas relacionadas à Estatística, pesquisando e desenvolvendo novas metodologias de análise estatística para os mais variados problemas práticos e teóricos. Pode, ainda, assessorar pesquisadores de outras áreas, dando-lhes suporte científico para que consigam tomar decisões acertadas dentro da variabilidade intrínseca de cada problema, auxiliando-os na escolha da metodologia científica a ser adotada, no planejamento da pesquisa, na escolha qualificada dos dados, na análise das respostas, etc.

Área de Demografia

O estatístico estuda a evolução e as características da população; estabelece tábuas de mortalidade; analisa os fluxos migratórios; estabelece níveis e padrões para testes clínicos; planeja e realiza experimentos com grupos de controle, para avaliação de tratamentos; desenvolve estudos sobre a distribuição e incidência de doenças, etc.

Área de Marketing e Análise de Mercado

O estatístico tem um perfil adequado para trabalhar na monitoração e análise de mercado; nos sistemas de informações de marketing, na prospecção e avaliação de oportunidades; na análise e desenvolvimento de produtos, nas decisões relativas a preços, previsão de vendas, logística da distribuição e nas decisões de canais; no desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.

Área Financeira e Bancária

Na área financeira o estatístico pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial; na avaliação e seleção de investimentos, no estudo e desenvolvimento de modelos financeiros; no desenvolvimento de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com