TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística Definições, conceitos e aplicações e suas implicações na vida do Administrador

Seminário: Estatística Definições, conceitos e aplicações e suas implicações na vida do Administrador. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  Seminário  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Neste trabalho daremos início ao estudo da Estatística, a fim de compreender suas definições, conceitos e aplicações e sua importância na vida do Administrador.

Estatística

A palavra Estatística vem do latim Status (estado). Embora esteja associada ao crescimento e ao avanço tecnológico, há indícios que já existia na Babilônia, Egito e China, e nos livros do velho Testamento. Porém mesmo que a prática de coletar dados fosse conhecida, somente no século XVII, a Estatística passou a ser considerada autônoma por conta do uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dado, se tornou fundamental para qualquer profissional em diversas áreas.

Na Administração, a Estatística, é de grande importância, pois o Administrador precisa atuar com planejamento e para tomar decisões. A utilização de números- índice se torna indispensável especialmente quando a moeda sofre desvalorização, quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores. A direção de uma empresa exige de seu gestor a tarefa de tomar decisões, e a Estatística facilita o trabalho de organizar, dirigir e controlar a empresa ajuda também conhecer a realidade geográfica e social, os recursos naturais, humanos e financeiros, expectativas sobre a empresa e objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo.

Um exemplo é uma indústria de fundição do Norte Catarinense, que passou a aplicar o Controle Estatístico de Processo (CEP), com o objetivo de analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando oportunidades de melhorias úteis dos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa. Realizaram análises estatísticas sobre dados fornecidos para estudo baseadas em informações transmitidas pela empresa, foram utilizados alguns dos principais gráficos de controle, como o gráfico de controle para observações individuais, o gráfico de amplitude móvel, o gráfico de média móvel exponencial ponderada e o gráfico da soma cumulativa. Aplicando-se o CEP, por exemplo, em produtos tidos como estratégicos pela empresa, é possível identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente.

Podemos então, notar a importância da Estatística para as empresas e para o administrador ajudando na tarefa de planejar, organizar dirigir e controlar a empresa, a Estatística através de seus recursos se torna indispensável, tornando-se fundamental para a Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com