TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de qualidade de vida

Trabalho acadêmico: O conceito de qualidade de vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

Qualidade de vida _ concepção voltada à saúde

O conceito qualidade de vida pode ser diferenciado segundo objetivos, formas de abordagem, resultados observados e interpretações apropriadas ao contesto no qual e estudada ou aplicada esta qualidade de vida pode ter fortes influências das pessoas, o ambiente e a sociedade, isso começa a ser abordado nas mais diversas discuções relacionadas ao assunto. A qualidade de vida tem grande influência do poder aquisitivo do individuo, da época que lhe influenciou e sua cultura. Mas não da pra negar que o que vem em primeiro lugar e a posse de bens matérias, alguns dos componentes de qualidade de vida plena relaciona-se a valores e padrões éticos. Um dos aspectos que mais chamam a atenção e pratica de atividade física dirigida para a qualidade de vida e a saúde. Fazendo assim reduzir ao máximo as doenças ao incluirmos a atividade física em programas de prevenção de agravos e enfermidades.

Entre os vários significados de qualidade de vida os principais são: segurança, felicidade, lazer, saúde, condição financeira estável, família, amor e trabalho. Para chegar a esta conclusão foram usados alguns métodos.

*aspectos culturais, históricos e de classes sociais;

*conjuntos de condições materiais e não matérias;

*diferenças por faixa etárias;

*condições de saúde das pessoas ou de uma comunidade.

Aspectos culturais: este pode influenciar e diferenciar os indivíduos em busca por qualidade de vida, tendo em conta a construção e a hierarquia dos valores e necessidades especificas das pessoas que compõem essa sociedade.

Conjunto de condições matérias e não matérias: almejadas e exercidas pelo individuo de uma comunidade ou sociedade, como os princípios dos direitos humanos, desenvolvimento social e realização pessoal.

Diferenças por faixa etária: como por exemplo sabemos que para adultos e jovens o exercício físico e recomendado para prevenir doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, além de aumentar a expectativa de vida. Já para idosos acima de 65 anos espera-se que a atividade física mantenha-os em movimento evitando assim varias doenças crônicas, maximizar a saúde psicológica, aumentando a mobilidade e a funcionalidade dos sistemas corporais.

Condições de saúde das pessoas ou de uma comunidade: isso e apenas a consequência da pratica esportiva beneficiando a todos que a praticam.

A organização mundial da saúde (OMS), por meio do grupo de qualidade de vida, THE WHOQOL GROUP (1995), desenvolveu um conjunto de esforços, agregando vários cientistas de todo o mundo, para estabelecer consenso sobre uma definição de qualidade de vida. Elaborou-se, então um instrumento de avaliação denominado WHOQOL-100 itens, que abordada vários domínios e facetas. Nota-se que a definição da OMS contempla a integração de duas concepções importantes para compreender a qualidade de vida.

1º subjetividade: interessa o conhecimento sobre as condições físicas, emocionais e sociais relacionadas aos aspectos temporais, culturais e sócias como são percebidas pelo individuo;

2º objetividade das condições matérias: interessa a posição do individuo na vida e as relações estabelecidas na sociedade.

A OMS valoriza as percepções de caráter subjetivo baseadas em historias, crenças, experiências, sensações e perspectivas particulares da pessoa avaliada.

A definição de qualidade de vida da OMS inclui a valorização do contesto cultural, refletindo a importância da atividade e do desenvolvimento intelectual no ambiente, organizacional da interação individuo e sociedade. A estrutura do sistema de valores do sistema social do individuo, que busca qualidade de vida incluídas ai segurança, saúde ambiental, educação, profissionalização, lazer e integração social. Assim são consideradas opnioes e consepçoes individuais, baseadas nas próprias crenças, experiência, sensações e expectativa de evolução.

A dimensão do aspecto físico.

A qualidade de vida depende dos sentimentos e expectativas sobre aspectos que envolvam o domínio físico. Jovens parecem reagir de forma positiva quando alternam sensações de energia e fadiga após o exercício físico. Adultos e idosos podem ser submetidos a condições semelhantes, e reagir de forma negativa, à intensidade do cansaço no dia a dia e as atribulações com o sono e a dificuldade para dormir.

A dimensão do aspecto psicológico

Os aspectos dos domínios psicológicos envolvem sentimentos positivos como o aproveitar a vida, e importante conhecer a frequência de sentimentos negativos, como mal o humor, o desespero, a ansiedade e a depressão. O controle de peso corporal e a prevenção da obesidade, por exemplo, devem utilizar recursos de adequação da ingesta calórica e incremento da atividade física associados a procedimentos que promovam a alto estima e discutão as percepções sobre os cuidados com a aparência e imagem corporal.

O CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA COM A SAÚDE

Outras abordagens sobre as condições de saúde desenvolvidas nas duas ultimas décadas tem gerado a elaboração de instrumentos de avaliação mais específicos, permitindo o estudo de parâmetros relativos aos estados físicos, emocional e social de doentes e também a comparação com indivíduos sadios. No caso dos EUA, tais procedimentos são recomendados tanto pelo instituto nacional de saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com