TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística ciência

Projeto de pesquisa: Estatística ciência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.163 Palavras (13 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 13

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar conhecimento adquiridos dentro da disciplina de Estatística, de forma aplicada. Sendo assim, foi elaborada uma coleta de dados referente ao peso de pacotes de café de 500g de um determinado lote.

Essa coleta ajuda a retratar os conhecimentos que foram adquiridos dentro da matéria em questão.

Por meio dos dados coletados é possível aplicar alguns métodos aprendidos nas aulas. Sendo assim, um trabalho como este se torna fundamental para o melhor aprendizado dos alunos.

2. DESENVOLVIMENTO

A ciência estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados e para utilização dos mesmos na tomada de decisões. E teve origem desde a antiguidade, onde os povos já registravam o numero de habitantes, nascimentos e óbitos. Já na Idade media colhiam informação geralmente com finalidades tributaria ou bélicas. A partir do século XVI, começaram a surgir as primeiras analises sistemáticas de fatos sociais, como batizados, casamentos, funerais, originando as primeiras tabelas e números relativos. No século XVIII o estudo de tais fatos foi adquirindo, aos poucos feição verdadeiramente cientifica. Godofredo Anchewall batizou a nova ciência como método de estatística. As tabelas ficam mais complexas, surgem às primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixou de ser uma simples catalogação de dados numéricos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.

A estatística é também usada para tomadas de decisões, como por exemplo, fazer a contagem populacional de um determinado país, saber se um produto vai ser bem aceito no mercado, mesmo antes de ser lançado no mercado. Saber se houve aumento da incidência de crimes em uma determinada localidade.

Há também algumas formas de fazer essas pesquisas como, por exemplo:

2.1 Amostras: apenas um pequeno grupo é analisado;

2.2 Censo: toda a população e analisada;

2.3 Simulação: que normalmente é usado experimentos e dados lançados no computador, esse modo só é usado quando a pesquisa pode por em risco a vida da população.

Uma empresa de fundição no Norte de Santa Catarina produz blocos para veículos automotores, a qualidade de seus produtos é um aspecto fundamental para ganhar cientes.

Para uma empresa deste porte é necessário aplicar conceitos de controle estatísticos de processos (CEP) assim é possível identificar diretrizes que levam a uma maior qualidade.

Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através da sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascoal (Mpa).

Para que esses blocos sejam inspecionados é necessário fazer um teste destrutivo do corpo de prova, este processo é feito sempre com o primeiro bloco do lote produzido.

Depois disso é feita a apresentação dos dados que são apresentados na forma original, possuindo frequência amostral, de um bloco por dia. Após a apresentação dos dados é feito um estudo preliminar com o objetivo de verificar a presença da normalidade na distribuição da série ou a existência de auto relação serial.

Os resultados obtidos foram que os dados da distribuição são normais, possibilitando a aplicação de gráficos de controle shewhart no qual tem objetivo de controlar a variabilidade do processo. Com o objetivo de detectar possíveis mudanças na média do processo foram construídos os gráficos alternativos.

O Gráfico das observações individuais: para verificar se a média do processo apresenta modificações ao longo dos dias em que foram feitas as coletas amostrais (sub-amostras).

O Gráfico de amplitude móvel para que se conheça a análise a variedade dos processos.

O Gráfico de soma cumulativa: este incorpora diretamente toda a informação nas sequências de valores das amostras. Além disso, o CUSUM pode detectar pequenas mudanças nas media do processo.

O Gráfico da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA): parecido do gráfico é utilizado para detectar pequenas mudanças na média do processo. A diferença é que o EWMA os dados não se afastam gradualmente e indefinidamente da linha média o CUSUM.

Toda a análise feita busca identidade informações a respeito da estabilidade do processo, se este está funcionando adequadamente. Com os resultados dos testes feitos nesta empresa nos leva a concluir que esteve na maior parte do tempo em controle.

Mostrou-se incapaz de produzir uma porcentagem significativa de itens defeituosos.

2.4 ÁREAS DE APLICAÇÃO

Em função da própria definição de Estatística, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como consequência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também se devem destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação linguística, na sociolinguística.

Exemplo:

2.5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com