TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística e Recursos Humanos

Relatório de pesquisa: Estatística e Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Na era medieval, foram criadas as primeiras associações de empresários. Elas eram compostas por mestres artesãos, que eram os proprietários e gerentes dos seus estabelecimentos comerciais, e que empregavam trabalhadores jornaleiros e aprendizes.

A gestão nesta época tinha o objetivo de satisfazer as necessidades da sociedade. Com a expansão do comércio para o Oriente, uma nova classe de proprietários surgiu, com mais acesso a informações sobre clientes, fontes de matérias-primas e outras informações críticas que os artesãos individuais não tinham. Mudanças importantes surgiam na envolvente externa com grande impacto na gestão das empresas.

As fábricas que empregavam muitos trabalhadores começaram a surgir no século XVIII, na industrialização. Longas jornadas de trabalho caracterizavam o ambiente destas fábricas. Nesta época, por influência do economista Adam Smith, foram introduzidos os conceitos de divisão do trabalho e simplificação do trabalho como forma de aumentar a produtividade dos trabalhadores.

No Século XIX os conceitos da "gestão científica" começaram a aparecer e este movimento defendia a tese da observação e registro de tudo o que se relacionasse com a produtividade do trabalho. A tomada de decisões deveria ser feita com base em informações específicas e compreendendo as relações de causa e efeito. Frederick Taylor afinou o conceito, desenvolvendo estudos de tempo e movimento para identificar "a melhor forma" para a realização de tarefas específicas. Taylor também desenvolveu os conceitos de planejamento, organização e controle, sugerindo que conduziriam a melhores resultados do que a simples pressão sobre os trabalhadores.

No início do século XX, foi dada mais atenção ao aspecto humano da produtividade. Foi sugerido que um bom ambiente de trabalho seria mais favorável à produtividade. Melhores ferramentas, melhores condições de trabalho e uma visão "psicológica" foram introduzidas na gestão das empresas pela primeira vez.

O pensamento da gestão começava a assemelhar-se ao dos nossos tempos. Henri Fayol definiu a gestão como um processo constituído por:

Previsão

Planejamento

Organização

Comando

Controle

Coordenação

Hoje em dia, as empresas tornaram-se globais e novos métodos tiveram que ser desenvolvidos para controlar operações geograficamente dispersas. Novas tecnologias tornaram possíveis muitas coisas que eram anteriormente inimagináveis. Matérias-primas e componentes são muitas vezes oriundos do outro lado do globo e os produtos finais são distribuídos globalmente. Muitas outras práticas e abordagens estão sendo constantemente desenvolvidas para lidar com a rápida mudança no ambiente dos negócios, cada vez mais competitivo, e também para aproveitar as muitas possibilidades das tecnologias emergentes.

Constantemente as empresas procuram uma vantagem competitiva, que se trata de um conjunto de características que permitem a uma empresa destacar-se de seus concorrentes, buscando agregar valor sob o ponto de vista de seus clientes. Diferenciando-se assim de seus concorrentes.

As empresas são sistemas abertos, possuem relação com o meio em que atuam, por isso devem organizar seus processos e informações geradas assim como as informações captadas do seu ambiente de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com