TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística métodos de decisão racional

Projeto de pesquisa: Estatística métodos de decisão racional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

1 - INTRODUÇÃO

No Seguimento alimentício há várias divisões na industrialização e comercialização. O segmento de café é bastante amplo e de difícil identificação quando falamos da embalagem. Neste caso, nosso objetivo é verificar o processo de controle de qualidade do empacotamento de sacos de café que têm marcado nas embalagens “1 Kg”. Usamos os procedimentos estatísticos de controle de qualidade, para determinar a aprovação ou reprovação de um lote para comercialização.

Tipo de pesquisa: Qualitativa e Quantitativa

Metodologia: Escolher aleatoriamente, 100 pacotes de café para compor sua amostra. Realização de pesagem destes pacotes e anotar os respectivos pesos. Realização da Freqüência absoluta e relativa. Cálculo da variável peso de acordo com os dados coletados: média, moda, mediana, variância e desvio padrão.

2 - DESENVOLVIMENTO

Estatística, é um conjunto de técnicas, e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada de dados, a interferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.

A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos racionalmente com situações sujeitas a incertezas.

Antigamente a estatística era utilizada em operações de contagem populacional, já na idade média foi utilizada no estudo da difusão de doenças endêmicas e o tamanho da população afetando o poder militar. Nos séculos XVI e XVIII a estatística foi aplicada nas áreas econômicas como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Nos dias de hoje os dados estatísticos estão acessíveis a pesquisadores, cidadãos, e completamente ligadas na organização da sociedade. Estes dados e seus resultados acompanham o desenvolvimento das tecnologias.

Na prática a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias ciências como área médica e tecnológica. As informações estatísticas são concisa específica e eficaz, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas de decisões racionais de decisão.

Na indústria a implementação de pesquisa desenvolvimento de técnicas produtos e equipamentos. A atuação estatística é fundamental nas áreas de recursos humanos com a compatibilização entre o conhecimento e as habilidades dos empregados. Nas universidades a análise estatística desenvolve novos projetos e metodologias. A população e sua evolução e estudada por meio da estatística dentre várias outras áreas podemos citar, a área demográfica, marketing, análise de mercado, área financeira e bancaria onde consistem seguros, investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros e informações gerenciais.

A profissão estatística foi regulamentada pela lei 4739 de 15 de \julho de 1965 e decreto n 62497.

Estudo de caso estatístico em uma indústria de fundição.

O controle estatístico de processo CEP é um conceito estratégico adotado pela empresa no qual é possível identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida pelo cliente. No caso o produto a ser analisado é um bloco de motor para caminhões a diesel. A avaliação será feita através da coleta de dados de amostras de forma unitária. O processo de inspeção se dá no primeiro lote produzido. O objetivo deste conceito é verificar a presença de normalidade, isso dentro da estatística utilizando da média do desvio padrão e seus resultados. Estes resultados serão demonstrados por meio de gráficos de controle tipo Swewhart ao qual se justifica pela simplicidade.

O processo de amplitude neste projeto é considerado a amplitude móvel, Já no caso do desvio padrão do processo foi realizada duas estimativas a tradicional e a outra através do calculo Sd. Foram construídos gráficos alternativos de Swewhart, e amplitude móvel, que conhece e faz a análise da variabilidade do processo, antes disso foi necessário um teste de análise de variância com coletas amostrais.

Todo o trabalho foi baseado em gráficos de controle com o intuito de acompanhar o comportamento quando se modificava o objeto em questão. Pode concluir num primeiro momento que as observações individuais distribuíam-se aleatoriamente entorno da linha média do processo. E de modo geral o processo não apresentou variabilidade que ultrapassasse os limites de controle.

É importante ressaltar que um gráfico de controle nada mais é que uma seqüência de testes e hipóteses. O gráfico Swewhart e sua eficiência têm caráter de detectar pequenas mudanças do processo utilizando amostras unitárias. É fundamental saber se com o estudo esta produzindo uma porcentagem significativa de blocos fora dos limites de especificação. No estudo foi utilizado como parâmetro adimensional o índice CPK. Ficou concluído então que a empresa trabalha com a presença de pequenas oscilações em torno da média. Recomenda-se uma implementação de um controle estatístico pelo qual acredita - se que esta iniciativa poderia levar a uma redução da variabilidade do processo.

O conhecimento da aplicação da Estatística para um administrador é indispensável e facilita o seu trabalho de organizar, dirigir e controlar uma organização. Aplicar a estatística na área da administração não é difícil, alguns setores da empresa podem ser citados como a de recursos humanos, controle de qualidade, logística organizações públicas. As informações coletadas são usadas para estabelecer comparações entre variações e avaliações periódicas, adoção de métodos e técnicas a fim de descrever ou prever uma determinada situação. No setor de estoque pode ser aplicada a estatística para verificar em quais meses as compras concentram maior ou menor volume em comparação as vendas.

É importante destacar a aplicação da estatística nas apresentações dos projetos, análise dos lucros de uma empresa, análise do desempenho anual da organização, em forma de gráficos explicativos e precisos para o auxilio na tomada de decisão da empresa.

Os meios de comunicação, como jornais, revistas, rádio, televisão e Internet utilizam de modelos estatísticos como gráficos, diagramas, tabelas e pesquisas para demonstrar de forma clara a seus ouvintes, leitores, espectadores.

2.1 - AMOSTRAGEM

Amostras:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com