TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatística é a área da Matemática

Seminário: Estatística é a área da Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Seminário  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1

Estatística é a área da Matemática que coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais.

Os estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem planejamentos, coleta de dados, organização de informações, análise das informações coletadas, interpretação e divulgação de forma clara e objetiva.

A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associados a uma margem de incerteza, ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade. A utilização de tabelas e gráficos é frequente na Estatística. As tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.

PASSO 2

A estatística é a parte da Matemática aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, descrição, analise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Estatística é uma ferramenta (ou método) que no ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões concretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controlo de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planeamento de campanhas de marketing.

PASSO 3

Os administradores utilizam a estatística para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas em áreas relacionadas como preços de matérias primas, preços de produtos acabados, volume físico de produto, etc. É grande a importância dos números-índices para o administrador, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de

desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, é um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia.

PASSO 4

O uso da estatística nos dias de hoje vem da necessidade das análises e avaliações objetivas nas organizações, essas informações que a Estatística traz são diretas, claras, específicas e eficazes tornando as tomadas de decisões mais racionais, pois não podemos tomar decisões corretas sem dados confiáveis. Com o uso da estatística as organizações têm melhor visibilidade de suas metas e objetivos, observando seus pontos fracos e focando atuar na melhoria.

Ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com