TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INFLUENCIA DAS REDES SOCIAIS NA VIDA ACADEMICA

Por:   •  4/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Data: 23 de Agosto de 2018

Componente Curricular: ESTATÍSTICA  PARA  AS  CIÊNCIAS 

Discente: Caroline Coutinho de Oliveira e Escarlett Arruda

Docente: Nadson Ressye Simões da Silva 

~ A Influência das Redes Sociais na Vida Acadêmica ~

INTRODUÇÃO

        Cada vez mais presente em nosso dia a dia, as redes sociais se tornaram canais para comunicação, influencia e atuação. Os efeitos podem ser os mais diversos. De boas a ruins, as redes sociais têm um considerado poder de domínio sobre as pessoas quando não utilizadas com bom senso. Estudos comprovam que o uso excessivo das redes sociais podem influenciar no comportamento das pessoas, as levando até mesmo ao isolamento social (Hammond, C. BBC Future, 2018). Este domínio causado pelas redes sociais podem acarretar danos não somente a saúde emocional, como também educacional.
        Dessa maneira nasceu a questão problema que norteou esta investigação: O tempo (horas) dedicado as redes sociais, influencia na dedicação do aluno aos estudos? Por meio deste estudo, buscamos investigar se o uso de redes sociais pode influenciar o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia – Campos Sosígenes Costa – Porto Seguro.


OBJETIVO

 
        Analisar a relação do uso das redes sócias com a qualidade de estudo na vida acadêmica do discente. Por meio deste estudo, buscamos investigar se o uso de redes sociais pode influenciar o desempenho acadêmico dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia – Campos Sosígenes Costa – Porto Seguro.

METODOLOGIA

        Para atender ao objetivo, desenvolveu-se método de coletar dados através de formulário online. Obtivemos um total de respostas de 49 estudantes dos diversos cursos de graduação da universidade no período de 11/07/2018 a 25/07/2018.

        Foram realizadas análises quantitativas – estatísticas descritivas, análise de variância multivariada. A análise de dados foi feita a partir do teste estatístico de correlação. Esse teste é utilizado para medir a intensidade de uma relação entre duas variáveis, variando entre 1 e -1, podendo ser ela nula, fraca, moderada e forte.

        Para a realização do teste de correlação e estatística descritiva foram utilizadas os programas Microsoft Excel e Past.

[pic 2]

(FORMULA DE CORRELAÇÃO)

HIPÓTESE

        Ho - O tempo usado para acesso às redes sociais não possui relação com a qualidade de estudos do discente.
        H1 - O tempo usado para acesso às redes sociais possui relação com a qualidade de estudos do discente.

RESULTADOS 

        Na pesquisa 79,6% eram do sexo feminino e 20,4% eram masculino, sendo 73,5% com idade entre 18 a 23 anos e 18,4% com 24 e 29 anos e 8,1% outros. 63,3% dos entrevistados trabalham e 36,7% não trabalham, e 100% das pessoas que responderam o questionário acessam a internet.

        A tabela 1 mostra a estatística descritiva em que o mínimo foi 0 e máximo 35, com média de 12,25 e um desvio padrão de 12,21 sendo um valor muito próximo a média dos resultados.

Tabela 1 – Estatística descritiva entre horas de estudo X horas na internet

ESTUDOS

INTERNET

MÍNIMO

0

5

MÁXIMO

35

27

MEDIANA

7

8,5

MÉDIA

12,25

12,25

VARIÂNCIA  

246,9167

100,9167

DESVIO PADRÃO

12,20948

TOTAL

49

49

        A partir das análises realizadas obteve com o teste de correlação o valor de r = 0,998 e p-valor = 0,0017 (tabela 2), sendo uma correlação forte e significativa, mostrando que as horas direcionadas para o uso das redes sociais afetam as horas estudadas, assim podemos relacionar que quanto mais o estudante permanece nas redes sociais o desempenho acadêmico é prejudicado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (62 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com