TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência das Redes Sociais no Comportamento Humano

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.736 Palavras (15 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 15

 INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO COMPORTAMENTO HUMANO

INFLUENCE OF SOCIAL NETWORKS IN HUMAN BEHAVIOR

¹ZERGER, A. P.; ¹SANTOS, G. G.; ¹OLIVEIRA, L. M.; ¹DUARTE, M. M.; ¹DELFINO, P. T.; ¹XAVIER, S. S.; ²CUNHA, A. C. M.; ²CARVALHO, E. L. L.; ²MICHELETTI, L. R.

1e2Departamento do Curso de Psicologia - Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO/FEMM

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar a percepção dos discentes da graduação dos cursos de Bacharelado de Sistemas de Informação e Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos, acerca do uso e, consequentemente, das influências das diversas redes sociais em seus comportamentos, enfatizando os aspectos positivos e negativos em relação ao processo de construção de suas subjetivações e individualizações. Também, desejou-se saber, quais são as influências das redes sociais na produção de sentido para os mesmos. Para a obtenção dos dados foi aplicado um questionário padronizado com dez perguntas fechadas e duas abertas, apresentadas aos estudantes. Trata-se, portanto, de uma abordagem exploratória quantitativa e qualitativa para o levantamento e análise das informações; com técnica de amostragem probabilística, sistemática e estratificada. De acordo com os resultados apresentados percebe-se que as redes sociais estão muito presentes na vida dos universitários, desempenhando um grande papel em seus comportamentos e ocupando um grande espaço de seu tempo. E esses, independentemente da idade, do gênero e do curso mostram-se vulneráveis aos impactos dessas redes socais à medida que estão conectados.    

Palavras-chave: Comportamento; Subjetividade; Redes sociais.

ABSTRACT

The aim of this research is to demonstrate the students' perception on the undergraduate courses in Data Systems and Psychology at Faculdades Integradas de Ourinhos, about the use and consequently of the influence of the various social networks on their behaviors, emphasizing the pros and cons in relation to the process of constructing their subjectiveness and individualization. Also, we wanted to know what are the influences of social networks in the production of meaning for them. To obtain the data, a standardized questionnaire was applied with ten closed questions and two open questions, presented to the students. It is therefore a quantitative and qualitative exploratory approach to the collection and analysis of information; With probabilistic, systematic and stratified sampling technique. According to the presented results, it is noticed that social networks are very present in the life of university students, playing a great role in their behaviors and occupying a large space of their time. And these, regardless of age, gender and course, are vulnerable to the impacts of these social networks as they are connected.

Keywords: Behavior; Subjectivity; Social networks.

INTRODUÇÃO

A questão central deste estudo é refletir sobre a influência das redes sociais da Internet no comportamento dos universitários dos cursos de Bacharelado de Sistemas de Informação e Psicologia nas Faculdades Integradas de Ourinhos.

Afirma Daquino (2012) que as redes sociais surgiram por volta de 1969 com o desenvolvimento da dial-up, tecnologia utilizada para possibilitar uma conexão com a Internet e o lançamento de um serviço de conexão chamado CompuServe. Em 1971 foi enviado o primeiro email e após sete anos foi criado o Bulletin Board Sistem que enviava convites e anúncios dos usuários usando linhas telefônicas e modem para possibilitar a conexão e envio de dados. Em 1984 o CompuServe foi substituído por outro serviço chamado Prodigy. Um ano depois surge a America On Line que possibilitava aos usuários a criação de perfil virtual e criação de comunidades que trocavam informações e promovia discussões sobre qualquer assunto desejado.

Daquino (2012) diz que em 1997 foi criado um Sistemas de mensagens instantâneas que antecederam os chats e messengers. Em 1994 foi lançado o GeoCities que fornecia recursos para a criação de páginas pessoais na Web chegando a possuir 38 milhões de usuários o que despertou o interesse de aquisição da Universo Online que o comprou mas encerrou suas atividades em 2009. Muitos serviços foram lançados, cada vez com mais ferramentas e possibilidades levando a um grande aumento de usuários, destes, citamos como o Classmates, criado para reunir alunos de escolas e faculdades chegando a ter 50 milhões de usuários.

Em 2002 surgiram o Friendster que oferecia o serviço de transformação de amizades reais em amizades virtuais atingindo 3 milhões de seguidores e também o Fotolog que possibilitava a publicação de fotos, legendas e comentários e ainda se mantém até hoje em mais de 200 países (DAQUINO, 2012). O autor descreve ainda que em seguida, no ano de 2003, foi criado o Linkedin que possibilitava contatos profissionais e o MySpace que segue o mesmo formato do Friendster, os dois últimos citados ainda estão ativos com um significativo número de usuários. Por volta de 2004 surgem as mais populares redes sociais, o extinto Orkut e o Facebook, ainda ativo, seguidos pelo Twitter, Instagram e o mais recente WhatsApp, que é um aplicativo para celular, sendo estas consideradas muito rentáveis em relação aos outros.

 Segundo Tufy, Costa e Grossi (2014), as redes sociais são agrupamentos de indivíduos cadastrados em determinados softwares sociais, após o seu cadastro e a inclusão de seus amigos e conhecidos, que passam a fazer o mesmo, multiplicando rapidamente o número de usuários. Cada software desenvolve recursos e oferece serviços diferentes como blogs, álbum de fotos, galeria de amigos, e formam suas redes com diversas finalidades.

Desse modo, as redes sociais já fazem parte do cotidiano de um grande número de pessoas e aparecem no cenário atual como um novo espaço que usa as tecnologias de informação e comunicação (TICs) para estabelecer relações sociais e afetivas. Neste sentido, “as novas tecnologias interativas renovam a relação do usuário com a imagem, com o texto e com o conhecimento. É de fato um novo modo de produção do espaço visual e temporal mediado” (SILVA, 2010, p. 12).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (261.1 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com