TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A influência das redes sociais no comportamento do consumidor

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Matriz de atividade individual*

Módulo:2

Atividade: Individual

Título: A influência das redes sociais no comportamento do consumidor

Aluno:Claudia Roberta S. Queiroz

Disciplina: Comportamento do consumidor

Turma: B

Introdução

Esse trabalho tem o intuito de levar o conhecimento e a intensidade da influências nas redes sociais , analisando o comportamento do consumidor frente aos canais sociais .

 A cada dia as redes sociais ganham mais importância passando a ser um a ferramenta de relacionamento e aproximação entre empresas e clientes .

Segundo uma pesquisa o Brasll é o país cuja população permanece mais tempo na internet e que as redes sociais estão entre os ambientes mais procurados na web.

De acordo com Blackwell, Miniard e Engel (2005) uma organização que possui a habilidade de atrair, satisfazer e fidelizar os consumidores apresentará maior lucratividade.

A força das redes sociais

As redes sociais elas vem tenho uma importância fundamental e influenciando o consumidor, com as informações postadas principalmente por amigos .

Elas permitem a troca de ideias, gosto, preferencia sobre algum  produto ou marca .

O que o consumidor faz em redes sociais , ele compra , vende, compartilha experiências e pode expressar o que foi bom e ruim também sobre um determinado produto que comprou ou vendeu.

A velocidade das mudanças tecnológica leva o usuário, em alguns cliques adquirir um produto que ele acabou de ver na televisão , tanto ao acesso e o compartilhamento ficou muito rápido .

Em pesquisa informa que 79% das pessoas buscam informações em redes sociais para que esteja mais bem preparado para fazer um compra .

As redes sociais podem ser consideradas como um aspecto das analogias e influências mútuas entre os indivíduos de um grupo e têm uma função importante como forma de divulgação de dados, opiniões e influências.

Faz-se imprescindível compreender como as organizações desenvolvem ações de marketing nas mídias sociais, e nos benefícios que elas trazem tanto para o fortalecimento da marca perante o consumidor como para o aumento das vendas.

O compartilhamento de informação nas redes sociais

 

Em pesquisa pela Oh! Panel, 79% dos usuários de redes sociais da América Latina , indicou que as opiniões postadas por amigos , influenciam na decisão da compra de um produto.

De acordo com levantamento, 72,8% das pessoas que usam redes sociais , confiam mais nas informações postadas do que em um especialista .

Os usuários fazem pesquisas buscando informações sobre produtos e serviços na redes sociais , para a compra de um determinado produto ou serviço.

Alguns costumam seguir alguma marca especifica para obter informações sobre produtos e descontos especiais, no interesse por marcas no Brasil , são 81% dos usuários que buscam produtos novos e 75,6% procuram descontos .

Todas essas buscas pela informações, está no interesse de encontrar ofertas e oportunidades de compras.

O Brasil lidera no percentual de usuários que utilizam as redes sociais para adquirir produtos e serviços, enquanto em outros países da América Latina é de 49,4%.

Nos dias de hoje, toda a ação de marketing para qualquer tipo de lançamento de algum produtos ou serviços, não tenha nenhuma propaganda ou ação na internet.

Quando fazemos uma  indicação de produtos ou serviços, é interessante observar que os indivíduos optam por “confiar” naquilo que estranhos dizem sobre uma determinada compra do que nas organizações, uma vez que as marcas jamais falarão das suas fraquezas; podemos citar como exemplo o Booking.com que atrai visitantes, com o objetivo de oferecer uma maneira mais fácil de pesquisar e reservar acomodações, sendo que, o usuário pode avaliar sua estadia e dar uma qualificação para o hotel, que servirá de parâmetro para outros usuários.

As redes sociais como veículos publicitários

A chave para um bom relacionamento com o cliente está em seu diálogo . No livro de Evans “marketing de mídia sociais , Uma hora por dia , fala de alguns pontos como a raiz da evitação . Segundo Evans , o cliente não gosta de se sentir invadido com anúncios mais que lhe tragam soluções para seu problema . Não enviar alguns anúncios aleatórios sem fundamentos e necessidades para o ciente, isso deixa – o confuso levando o cliente a desconfiar do anúncio , achando que o cliente irá cair nas informações anunciadas.

Muitas as vezes as empresas precisam compreender que o Cliente quer informações sobre produtos e serviços que lhe interessam querem compartilhar boas experiências.

As empresas precisam saber o seu público – alvo para entender sua linguagem, verificar suas necessidades e apontar oportunidades e soluções , criando um relacionamento em que o cliente se sinta bem e não invadido .

As empresas podem se beneficiar ao reconhecer o desejo dos consumidores presentes em redes sociais. Insights específicos de cada setor podem ajudar os anunciantes a entenderem como anda o mercado de sua categoria neste novo canal e as melhores formas de se aproveitar disto”.

Nos dias de hoje , toda a ação de marketing para qualquer tipo de lançamento de algum produto  ou serviço , não tenha nenhuma propaganda ou ação na internet.

Conclusão

Todas as mudanças nos  hábitos do consumidor e na maneira como as empresas se comportam está voltado para evolução tecnológicas digitais ,as redes sociais .

Nos canais de redes sociais o público é moldado através das influências nas informações postadas , principalmente por amigos . Tanto na divulgação de dados , opiniões e influências .

Através da rapidez e praticidade ,o consumidor pode fazer suas compras sem sair de suas residências , com comodidade e segurança  faz com que os canais de influências tenham suas fortes contribuições .

As empresas elas utilizam os canais como maneira de informar e anunciar suas mensagens, para se relacionar com outras pessoas que queiram adquirir um produto ou serviço .

Referências bibliográficas

www.uol.com.br

www.ecommercenews.com.br

www.luzpropria.com.br

www.administradores.com.br 

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com