TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais

Artigo: Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  Artigo  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  1.654 Visualizações

Página 1 de 3

1 nstrumentos de Coleta de Dados em Pesquisas Educacionais.

De acordo com Eduardo em seu artigo “Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais”, uma pesquisa somente terá sucesso com a escolha de métodos e técnicas adequadas para a coleta de dados sobre processos, produtos e resultados. Há uma série de critérios que envolvem a escolha da técnica de pesquisa, sendo que a mesma deve estar de acordo com o tipo de projeto a ser realizado, como o controle de qualidade, a confiabilidade na obtenção dos resultados, os custos, seleção de amostras os métodos de processamento e análise, entre outros.

Como, por exemplo, uma pesquisa quantitativa utiliza um meio de coletas de dados que obtenham índices numéricos que correspondam a características específicas das pessoas ou objetos da medição, assim necessitam de instrumentos que garantam precisão e confiabilidade.

Este texto apresentará um breve estudo sobre cinco técnicas utilizadas com freqüência para coleta de dados e informação qualitativa, os quais são: questionário, entrevistas, observação direta, registro institucional e grupos focais.

O questionário é um dos procedimentos mais utilizados, de custo razoável garante o anonimato, e pode conter questões que atendam a finalidades específicas de uma pesquisa. Se aplicada criteriosamente, pode apresentar elevada confiabilidade. Além de permitir a medida de atitudes, opiniões, comportamento, pode ser aplicada individualmente ou em grupo, com questões abertas, fechadas e de múltipla escola, entre outros.

As entrevistas são métodos flexíveis, que requerem um bom planejamento prévio e diversas habilidades do entrevistador, como se adaptar a linguagem do entrevistado, seguir um roteiro ou ao mesmo tempo ser dinâmico para introduzir variações, inferir questões que direcionam as respostas. Requer um tempo maior em relação ao questionário, mas pode fornecer uma quantidade de informações muito maior.

A observação direta requer a atuação de pesquisadores treinados para obtenção de determinados dados, sendo capaz de captar através dos cinco sentidos, mas de forma objetiva e sem nenhuma interferência do pesquisador, o comportamento do observado. É um procedimento de custo elevado, e que não garante confiabilidade.

Os registros institucionais ou análise documental é uma técnica que se utiliza de registros e documentos existentes na organização que será estudada, reduzindo assim tempo e custos. Além disso, esta informação é estável e não depende de uma forma específica para ser coletada. Mas pode haver alguns problemas, como dados incompletos, falta de uma continuidade para a comparação em épocas diferentes, o uso confidencial, e dificuldade de acesso aos dados.

O método Grupos Focais, consiste em reunir um grupo de discussão informal e de tamanho reduzido, no máximo 12 pessoas, com o propósito de obter informação qualitativa em profundidade. As pessoas convidadas para a discussão devem ter um perfil semelhante, como por exemplo o mesmo nível de escolaridade, condição sócia. Os participantes são incentivados a conversar entre si, trocando suas experiências, relatando suas necessidades, observações, preferências, entre outros.

Tem-se a figura do moderador, que tema função é incentivar a interação dos participantes, e conduzir para que a discussão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com