TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 TAYLORISMO E FORDISMO 4

3 PÓS FORDISMO 5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

O engenheiro norte americano Henry Ford iniciou sua vida como mecânico, chegando posteriormente a engenheiro chefe de uma fábrica. Fundou Ford Motor Co. Em 1913 fabricava 800 carros por dia. Princípios da Intensificação, da economicidade e da produtividade são os três princípios do sistema Ford que acelerou a produção através de trabalho ritmado, coordenado e econômico. Os primeiros automóveis surgiram na segunda metade do século XIX.

A sociedade moderna e industrializada é uma sociedade de organizações, das quais o homem passa a depender para nascer, viver e morrer. Características de personalidade permitem a participação simultânea das pessoas em várias organizações, nas quais os papéis desempenhados variam.

Esse trabalho tem o intuito de compreender a evolução histórica dos modelos de sistemas de produção e compreender a importância das teorias administrativas reconhecida a partir do século XX.

2 TAYLORISMO E FORDISMO

No final do século XX e inicio do século XXI, duas formas de organização de produção industrial provocaram mudanças significativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e, consequentemente, à maximização da produção e do lucro.

Frederick Winslow Taylor (1865 – 1915), nascido na Filadélfia e engenheiro mecânico, desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo. Segundo Taylor, o objetivo da administração deve ser empregar meios para assegurar o máximo de prosperidade ao proprietário e, ao mesmo tempo, oferecer o máximo de prosperidade aos empregados.

Sendo assim, Taylor acreditava que poderia se estabelecer uma forma de pagamento por peça, com o intuito de fazer o trabalhador trabalhar o suficiente para assegurar uma remuneração razoável (CHIAVENOTO, 2007).

Taylor padronizou a realização das atividades para serem feitas de maneira simples e repetitivas. Os operários eram individualistas e movidos por recompensas financeiras. Deveriam fazer mais, em menos tempo, e com o mínimo de recursos.

Henry Ford (1863 – 1947) desenvolveu o sistema de organização do trabalho industrial denominado fordismo.

Chiavenato (2003, pg 65) define o Fordismo como a “racionalização da produção, que proporcionou a linha de montagem que permitiu a produção em serie. Na produção em série ou em massa, o produto é padronizado, bem como o maquinário, o material, a mão-de-obra e o desenho do produto, o que proporciona um custo mínimo”.

A principal característica do fordismo foi a introdução das linhas de montagem, na qual cada operário ficava em um determinado local realizando uma tarefa específica, enquanto o automóvel (produto fabricado) se deslocava pelo interior da fábrica em uma espécie de esteira. Com isso, as máquinas ditavam o ritmo do trabalho.

O funcionário da fábrica se especializava em apenas uma etapa do processo produtivo e repetia a mesma atividade durante toda a jornada de trabalho. Essa racionalização da produção proporcionou a popularização do automóvel de tal forma que os próprios operários puderam adquirir seus veículos.

O sistema de Ford caracterizou-se pela aceleração da produção através de trabalho ritmado, coordenado e econômico. Ele adotou três princípios:

• princípio da intensificação - diminuição do tempo desde a fabricação da matéria-prima até a colocação do produto no mercado.

• princípio da economicidade - reduzirão ao mínimo o volume do estoque de matéria-prima em transformação.

• princípio da produtividade - aumentar a capacidade de produção de um homem e a redução de custos por meio da especialização e linha de montagem.

Tanto o taylorismo quanto o fordismo tinham como objetivos a ampliação da produção em um menor espaço de tempo e dos lucros dos detentores dos meios de produção através da exploração da força de trabalho dos operários. O sucesso desses dois modelos fez com que várias empresas adotassem as técnicas desenvolvidas por Taylor e Ford, sendo utilizadas até os dias atuais por algumas indústrias.

Os três princípios de Ford podem ser observados hoje no McDonald’s, pela homogeneidade dos produtos, a rigidez das tecnologias, as rotinas padronizadas de trabalho, a desqualificação, a homogeneização do consumo. Todas as estratégias são transformadas em táticas, que cada restaurante deve seguir e tem objetivos fixos a cumprir. O objetivo maior sempre é a excelência nos produtos e serviços e a satisfação total do cliente. Podemos observar também os três princípios de Ford, nas diversas franquias que temos pelo Brasil. O Fordismo é utilizado até hoje na fabricação de automóveis.

O Fordismo informal buscava realizar um maior numero de produção em um menor tempo, para produzir mais em menos tempo. A falta de emprego leva muitas pessoas a procurarem meios informais para se manterem. De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 40% da população brasileira atua de maneira informal. Muitas vezes motivados pelo excesso de tributos e a pouca atenção às microempresas por parte do Estado, os trabalhadores informais estão em todas as áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com