TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual do Entrevistador Estatística - Profa. Lara

Por:   •  30/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.109 Palavras (9 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E DE MEIO AMBIENTE DO RIO GRANDE DO NORTE - IDEMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

Pesquisa sobre os diversos aspectos

do bairro de Ponta Negra

MANUAL PARA REALIZAÇÃO DE

ENTREVISTAS DE CAMPO

Natal, Maio/2011


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

INSTRUÇÕES GERAIS        

EXEMPLOS DE CODIFICAÇÃO DE OUTRO QUESTIONÁRIO:        

PROCEDIMENTOS E INSTRUÇÕES PARA A ENTREVISTA SIGILO DAS INFORMAÇÕES        

PROCEDIMENTOS E INSTRUÇÕES PARA A ENTREVISTA        

CUIDADOS INICIAIS E ABORDAGEM DO INFORMANTE        

CONQUISTANDO A CONFIANÇA DO INFORMANTE        

DESENVOLVENDO A ENTREVISTA        

ENCERRANDO A ENTREVISTA        

QUESTIONÁRIO        

QUESITO SOBRE ESCOLARIDADE        

CÓDIGOS DOS ENTREVISTADORES E RESPECTIVOS QUESTIONÁRIOS        

DIVISÃO DA PESQUISA COM OS ALUNOS POR SETOR:        


Pesquisa sobre os diversos aspectos

do bairro de Ponta Negra

INTRODUÇÃO

Este manual descreve as instruções e procedimentos que serão adotados nas atividades de campo da pesquisa e deverá ser fonte permanente de consulta e orientação do entrevistador, constituindo-se no principal elemento para proporcionar-lhe as condições necessárias ao bom desenvolvimento de seu trabalho de campo.

O entrevistador deve sempre ter em mente que este manual estará permanentemente com ele para esclarecê-lo, portanto:

  • Leia atentamente cada seção, destacando os principais pontos que permitirão uma maior qualidade e agilidade em seu trabalho;
  • Discuta com seus colegas algumas situações ou dúvidas. Não conseguindo dirimi-las, procure o professor responsável pela pesquisa. No caso de dúvidas durante a coleta também entre em contato com o professor.

INSTRUÇÕES GERAIS

Todos os questionários são compostos por duas grandes colunas. Na primeira coluna se encontra o fraseamento do quesito. O quesito deve ser lido conforme está redigido. Quando os quesitos não forem de resposta espontânea, as opções de resposta encontram-se no fraseamento da questão.

Também nesta primeira coluna encontram-se as opções de resposta ou o espaço para a mesma caso ela não seja pré-codificada. As respostas dos entrevistados devem ser obrigatoriamente marcadas nesta primeira coluna. Não se deve usar a segunda coluna para este fim. As respostas deverão ser marcadas com um X. Em caso de erro, deve-se fazer um círculo em torno do X e marcar a opção correta. Para as respostas numéricas (tempo em meses e anos e datas) preencher com números os espaços reservados com todos os dígitos. Por exemplo, se a resposta é o numeral 9 e a opção de resposta está com dois dígitos, preencher 09 na coluna de respostas.

A segunda coluna é destinada à codificação das respostas, que deverá ser realizada pelo entrevistador logo após o término da entrevista. Este procedimento permite que o entrevistador verifique se seguiu corretamente o fluxo do questionário. Permite também que sejam verificadas eventuais dúvidas e/ou coletadas de informações que porventura não tenham sido registradas no questionário. Os entrevistadores deverão usar, preferencialmente, caneta esferográfica de cor vermelha. E não se esqueça: ao imprimir/xerocar os questionários confira se a quantidade de páginas está correta. Caso não esteja, favor substitua o questionário com a paginação correta.


EXEMPLOS DE CODIFICAÇÃO DE OUTRO QUESTIONÁRIO:

  • Quesito que não devem ser codificados tem o espaço para anotar a resposta

[pic 2]

  • Quesito codificados e não codificados ao mesmo tempo com dois espaços para anotar a resposta (no caso dois dígitos), e o espaço na 2ª coluna para anotar codificação pertinente do quesito ou para repetir a resposta dada no espaço reservado.

[pic 3]

  • Quesito pré-codificado sem opção “outro” e sem múltipla resposta.

[pic 4]

  • Quesito pré-codificado com opção “outro” e sem múltipla resposta.

[pic 5]

  • Quesito com resposta em aberto tem espaço reservado para a resposta subjetiva.

 [pic 6]

  • Quesitos com resposta disposta em uma escala de notas, têm espaço para a pontuação na primeira coluna, e na segunda coluna tem espaço reservado para repetir a nota dada.

[pic 7]

OBS: observe que a entrevistada poderá dar nota de 1 a 10, sendo 1 o extremo inferior e 10 o extremo superior, e essas notas podem variar nesse intervalo podendo inclusive serem notas quebradas, como por exemplo: 1,3; 2,6; 7,8; etc.

É responsabilidade de cada um dos entrevistadores verificar a compatibilidade entre as respostas marcadas na primeira coluna e a codificação da última coluna.

As informações prestadas pelos informantes são estritamente sigilosas. As entrevistas são presenciais, ou seja, deverão ser efetuadas por um entrevistador, portanto, não poderá, em hipótese nenhuma, ser deixado o questionário com o/s ator/es a ser entrevistado para que ele responda e devolva posteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (323.1 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com