TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nestlé

Projeto de pesquisa: Nestlé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Projeto de pesquisa  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO

2. A EMPRESA

2.1 CIFRAS E NÚMEROS

2.2 O QUE PRODUZ

2.3 CLIENTES

2.4 FORNECEDORES

2.5 MERCADO

2.6 INFLUÊNCIAS NA DEMANDA

2.6.1 Preço do próprio bem

2.6.2 Preço de bens substitutos

2.6.3 Preço de bens complementares

2.6.4 Renda

2.7 CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS

3. CONCLUSÃO

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. APRESENTAÇÃO

Com o intuito de aprimorar nossos conhecimentos econômicos e administrativos, escolhemos uma das maiores empresas brasileiras no ramo alimentício. A Nestlé abrange um grande público de consumidores, possui vários fornecedores, inúmeros colaboradores e vende, além de seus produtos, suas marcas. Abordaremos desde a organização da empresa, suas características de mercado, até os fatores que influenciam na demanda dos produtos.

Dentre os vários ramos alimentícios em que a Nestlé atua, escolhemos o de chocolates, pois apresenta variações consideráveis de demanda durante o ano, possui poucos concorrentes e mesmo sendo um alimento supérfluo, não deixa de ser consumido. Além disso, mostraremos uma campanha de marketing da Nestlé para comprovar a influência da publicidade nas nossas escolhas.

2. A EMPRESA

A Nestlé possui o nome de seu fundador, Henri Nestlé. Ele inventou a primeira fórmula de alimento infantil, a Farinha Láctea. A partir dessa idéia, ocorrida há mais de 130 anos na Suíça, a Nestlé foi crescendo e se tornou uma multinacional respeitada em todo o mundo.

A empresa opera em 86 países e no Brasil, instalou sua primeira fábrica em 1921 em São Paulo. Seu primeiro produto fabricado foi o Milkmaid, que evoluiu para o conhecido Leite Moça mais tarde. Hoje, a Nestlé Brasil ocupa o segundo maior mercado do Grupo Nestlé no mundo em volume de produção e o quinto em faturamento. Os produtos são comercializados em mais de 1.600 municípios, sendo encontrados em 97% dos lares brasileiros. A produção de chocolates no Brasil ocorreu a partir de 1959, desse momento em diante a marca Nestlé passou a ser vista como sinônimo de chocolate.

2.1 CIFRAS E NÚMEROS

Baseado em dados de 2004, disponibilizados pela Nestlé Brasil, nota-se quão grande é o faturamento anual da empresa que chega à R$ 10, 6 bilhões. Além disso, gera cerca de 16.000 empregos diretos e 220 mil indiretos, mostrando a sua grande importância social como geradora de renda. Possui 26 fábricas espalhadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

2.2 O QUE PRODUZ

A Nestlé Brasil atua em mais de dez segmentos de mercado: alimentos infantis, achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, águas, chocolates, lácteos, bebidas, sorvetes, produtos especiais para nutrição clínica. Um dos produtos mais procurados pelos consumidores são os chocolates, que possui uma vasta variedade de marcas.

2.3 CLIENTES

O público consumidor é bastante amplo e varia tanto em idade quanto sexo. Seus clientes são motivados principalmente por propagandas, qualidade e suas próprias preferências. A Nestlé possui suas marcas associadas à tradição que fidelizam seus clientes e consolidam, assim, seus produtos no mercado. Mesmo sendo um bem considerado supérfluo não deixa de ser consumido em tempos de crise, mostrando assim a força que tem o produto chocolate.

2.4 FORNECEDORES

2.5 MERCADO

O mercado de chocolates no Brasil está nas mãos de três grandes empresas: Nestlé, Garoto e Lacta.

2.6 INFLUÊNCIAS NA DEMANDA

O fator procura de um bem é influenciado por várias variáveis, sendo elas: preço do próprio bem, preço de bens substitutos, preço de bens complementares, e renda. Tendo em vista o bem chocolate e na condição ceteris paribus, ocorrem as seguintes situações, lembrando que todos os gráficos representam o comportamento da demanda do chocolate Nestlé.

2.6.1 Preço do próprio bem

Diminuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com