TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de estatística

Tese: O conceito de estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  Tese  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

O presente trabalho visa contribuir para que possamos apreender os métodos das teorias probabilísticas para que sejam explicadas as frequências de eventos. Durante pesquisas e eventos que vise ter uma amostragem dos objetivos a serem alcançados. A estatística tem experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme cada caso a ser analisado.

Está matéria é de suma importância para que os acadêmicos de administração possam futuramente tomar decisões estratégicas dentro das corporações, sejam no âmbito administrativo como também nas decisões financeiras, para concorrências de mercados.

Sabemos que as decisões fundamentadas em números podem elevar as perspectivas de decisões corretas quanto às aplicações de recursos.

2. Desenvolvimento

2.1. Conceito da Estatística

Com a descoberta da estatística como ciência foi observada que a mesma se dedica a coletar, analisar e interpretar dados. Preocupando-se com recolhimento de métodos, organização, resumo, apresentação e interpretação dos mesmos. Para tanto serve de base para chega às conclusões das fontes onde foram coletadas para melhor compreensão das situações.

As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública.

A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.

Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2.2 Aplicações da Estatística

Como foi acima definido a estatística, fica evidente, que está ciência pode ser aplicada em quase todas as áreas do conhecimento que necessita envolver a coleta ou análise de dados para observação e /ou experimentos. Como exemplos podemos citar algumas ciências que usam a estatística como ferramenta:

 Bioestatística;

 Contabilometria;

 Controle de qualidade;

 Estatística comercial;

 Estatística econômica;

 Estatística engenharia;

 Estatística física;

 Estatística populacional;

 Estatística psicológica;

 Estatística

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com