TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de estatística

Artigo: O conceito de estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Artigo  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  274 Visualizações

´Introdução

Definição de Estatística

Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a freqüência da ocorrência de eventos.

Algumas práticas estatísticas incluem, por exemplo, o planejamento, a sumarização e a interpretação de observações. Dado que o objetivo da estatística é a produção da melhor informação possível a partir dos dados disponíveis.

Devido às suas raízes empíricas e seu foco em aplicações, a estatística geralmente é considerada uma disciplina distinta da matemática, e não um ramo dela.

A estatística é uma ciência que se dedica à coleta, análise e interpretação de dados. Preocupa-se com os métodos de recolha, organização, resumo, apresentação e interpretação dos dados, assim como tirar conclusões sobre as características das fontes donde estes foram retirados, para melhor compreender as situações.

A partir das aulas em sala de aula o professor propôs o seguinte desafio:

“A empresa “Vendomundo” importou 10 contêineres de lâmpadas especiais de duas marcas distintas (marca A e B). Um controle de qualidade é realizado antes que cada lote de lâmpada importada saia dos países de origem. Para tanto, os dois fabricantes coletam uma amostra de 40 lâmpadas de 100 watts e medem o tempo de vida útil (em horas) de cada lâmpada. Abaixo, vemos os resultados obtidos pelos fabricantes da lâmpada A e lâmpada B:”

Tabela 1 – Tempo de vida útil de duas marcas de lâmpadas de 100 watts (em horas).

Lâmpada A

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com