TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito e implementação da estatística

Projeto de pesquisa: O conceito e implementação da estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.712 Palavras (7 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 7

Sumario

Introdução---------------------------------------------------------Pag 04

Conceito e aplicação da estatística-----------------------------Pag 05

Relatório das amostragens---------------------------------------Pag 07

Gráficos das amostragens----------------------------------------Pag 08

Relatório dos gráficos--------------------------------------------Pag 10

Relatório desvio padrão, média, moda, mediana, variância-Pag11

Conclusão----------------------------------------------------------Pag14

Referências---------------------------------------------------------Pag 15

INTRODUÇÃO

Os números-índices são medidas estatísticas usadas por gestores, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si e obter um quadro simples e resumido das mudanças significativas. Mediante o emprego de números-índices é possível estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, diferenças entre categorias semelhantes.

É grande a importância dos números-índices para o gestor, especialmente quando a moeda sofre uma desvalorização constante e quando o processo de desenvolvimento econômico acarreta mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, provocando com isso modificações qualitativas e quantitativas na composição da produção nacional e de cada empresa individualmente.

A sociedade muda constantemente, não sendo possível determinar o momento exato de quando essa mudança ocorre. Assim, em qualquer análise, quer no âmbito interno de uma empresa, ou mesmo fora dela, na qual o fator monetário se encontra presente, a utilização de números-índices torna-se indispensável, sob pena de o analista ser conduzido a conclusões totalmente falsas e prejudiciais a empresa.

Não nos comunicamos apenas pela escrita; o conjunto de fatos diz muito sobre a forma de pensar das pessoas, assim como as tradições e a cultura de um povo esclarecem muitos aspectos da sua forma de ver o mundo e de aproximar-se dele. E é aí que a estatística consegue executar uma de suas finalidades em construir dados que possibilitem visualizar a realidade social.

Conceito e aplicações da Estática

A estatística á a ciências dos dados. Ela nos fornece métodos para coletar, organizar, descrever, analisar, e interpretação de dados para a utilização dos mesmos na tomada de decisões. Onde extraímos informações de um conjunto de dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.

A estatística passou a ser usada diariamente para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica. Tomou força no século XX, mas já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. Mas é nas organizações que ela demonstra toda a sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencial na produção e atuação do conhecimento.

Os métodos estatísticos modernos formam uma mistura de ciência, tecnologia, e lógica para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Ela é reconhecida como um campo da ciência e é uma tecnologia quantitativa para a ciência experimental e observacional em que se pode avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento e observações de fenômenos da natureza e principalmente os da sociedade.

A estatística é uma ciência multidisciplinar que abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político.

Em função da própria definição de Estatística vista acima, fica evidente que os métodos estatísticos podem ser empregados em praticamente todas as áreas do conhecimento, sempre que estiver envolvida a coleta ou análise de dados observacionais ou experimentais.

Nas ciências exatas e tecnologia, em especial na melhoria da qualidade, a metodologia estatística tem um papel vital. Nesse sentido, destaca-se o elevado nível de competitividade da indústria japonesa, com produtos de alta qualidade e baixo custo, como consequência da revolução da qualidade iniciada pelo Professor W. Deming. Ele alertou os dirigentes das empresas para a necessidade de criar um ambiente no qual as ferramentas estatísticas possam ser usadas.

Também deve-se destacar as aplicações na área de biometria (medicina, biologia, agronomia, psicologia, etc.), bem como nas ciências humanas, que tiveram enorme importância no desenvolvimento dos métodos estatísticos. Recentemente, até mesmo áreas que tradicionalmente não faziam análises baseadas em métodos quantitativos estão empregando modelos estatísticos extremamente sofisticados na pesquisa científica. Como exemplo, pode-se citar o uso de modelos logísticos em estudos de variação lingüística, na sociolingüística.

Relatório das amostragem

- Relatório da tabela de pesagem das amostras

Foram pesadas 100 amostras de pacotes de café Maratá de 250 gramas (informada pelo fabricante). A pesagem foi realizada no dia 07/09/13 às 17h00min horas. Na cidade de Barra do Corda- Ma. No Mercadinho MC, situado na área urbana, de propriedade de um dos componentes do grupo. Sendo constatada uma variação de 5 gramas para mais e/ou para menos entre as amostras, 250, 255, 260,266,270 e 274 gramas. Para a coleta de dados utilizamos o método de amostra aleatória: é aquela no qual todos os membros da população têm chances de serem selecionados. Uma amostra aleatória simples é aquela na qual toda amostra possível de mesmo tamanho tem a mesma chance de ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com