TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é ética? Qual a diferença entre ética e moralidade?

Por:   •  14/3/2019  •  Ensaio  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

O que é ética?Qual a diferença entre ética e moralidade?

    E correto afirmar que a ética surgiu para nos mostrar que existe vida em comum e para nos garantir que cada um pode expressar sua opinião e se socializar com outras pessoas de forma civilizada. Muitas vezes no nosso cotidiano usamos a palavra ética e moral sem saber diferenciá-las e as usando como se fosse palavras sinônimas pelo fato de terem significados semelhantes.

    Existe uma diferença entre ética e moral. A moral diz mais respeito sobre cultura ou costumes de uma pessoa, de uma sociedade ou ate mesmo de algumas religiões. Podemos dizer que a moral é sabe cumprir normas e saber diferencia o certo do errado. Se uma determinada religião, por exemplo, exige que os membros não cortem os cabelos e um membro sabendo que não e permitido e mesmo assim cortar ele esta agindo de forma imoral, pois não esta cumprindo com aquilo que para eles é uma das “regras” daquela religião, por tanto, os princípios morais podem mudar durante um período de tempo, variando de acordo com a cultura de cada um. Já a ética esta relacionadas a reflexões pessoais sobre os aspectos morais, tentando mostrar a população a importância  em agir não só por tradição, educação ou culturas,e sim por convicção e inteligência.Diferente da moral,a  ética não muda e não está relacionada a cumprir ou não certas condutas,ela permite que tenhamos   livre arbítrio para decidir aquilo que pra nós é correto.

   

Ética, liberdade e responsabilidade

Quando falamos que uma pessoa tem responsabilidade ,estamos dizendo que a mesma já esta tem condições de assumir seus atos, ,alem de responsabilidade podemos dizer que ela tem maturidade,pois tem habilidade de controlar a ira e resolver seus problemas sem violência ou destruiçãoPodendo escolher sua forma como agir e pensar,e ai que entra a liberdade humana,o livre arbítrio de qual decisão será a correta para ele naquele momento.Para alguns filósofos existem outras formas de liberdade que cada um defende,pois não chegaram a um acordo sobre esse assunto,defendendo seu conceito de liberdade humana

   

Liberdade e determinismo

Para helvetius e outros deterministas segundo o texto, o homem não e mal, apenas e submisso a suas vontade,e para limitar os interesses humanos e necessário que leis sejam criadas para beneficiar a todos.

Helvetius menciona vicio que esta relacionado ao estudo da ética ,pois vicio se opõe a virtude .A virtude ética  e a pratica constante do bem.

O ser humano e sempre livre

Os pensadores defendem a tese de que os seres humanos são livres,e sabem que tem algumas determinações e outros fatores .mas afirma que a liberdade de decidir escolhas e superior a força dessa determinações.o exemplo que citado e o fato de irmãos iguais com a mesma origem social,mas entre eles somente um vira criminoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (245 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com