TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexão sobre as estatísticas e o papel fundamental da sua aplicação hoje

Tese: Reflexão sobre as estatísticas e o papel fundamental da sua aplicação hoje. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Tese  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Reflexão sobre Estatística e o papel fundamental de sua aplicação nos dias de hoje. 4

DESENVOLVIMENTO

Definição de Estatística 5

Aplicação da Estatística no ramo da Administração 6

Amostras e seus respectivos Pesos (quadro 1) 7

Relatório sobre pesagem das Amostras 8

Histograma, Freqüência Absoluta, Freqüência Relativa 11

Gráfico Freqüência Absoluta 11

Gráfico Freqüência Relativa 12

Medidas de Tendência Central 12

Medidas de Dispersão 13

Resultados obtidos: Média, Moda, Mediana, Variância, Desvio Padrão 14

Considerações finais 16

Referências Bibliográficas 17

INTRODUÇÃO

A Estatística por sua complexidade, assim como a matemática de um modo geral, não é uma preferência nacional, embora ao longo dos últimos anos o receio ou poderíamos dizer o preconceito contra os cálculos tem sofrido uma redução significativa pelo fato do despertar das pessoas para algo tão presente em nossos dias, seja no mercado, banco, escola, restaurante, entre tantos exemplos que poderíamos citar. O fato é que não adianta tentar fugir da matemática principalmente da Estatística, uma vez que a economia tem crescido bastante e junto com ela a possibilidade de investir em aplicações rentáveis e é justamente onde entra a estatística quem vem auxiliando nas escolhas e revelando o que nem todos tem conhecimento.

ETAPA 1

Passo1

Ler os capítulos referentes à Introdução e Conceitos Iniciais no livro texto da disciplina, ou pesquisar o assunto no acervo disponível na biblioteca do Pólo Presencial.

Passo 2

Ler os artigos a seguir indicados, para apropriar-se de maior entendimento sobre o

Desenvolvimento das pesquisas estatísticas, bem como sobre suas inúmeras aplicações.

● A estatística baseia-se em teorias de probabilidade para demonstrar a freqüência em que ocorram os eventos, seja em estudos de observação como em experimentos aleatórios de forma que se possa utilizar-se de uma previsão de eventos futuros.

Dividida em duas áreas a estatística classifica-se como descritiva e inferencial. A estatística descritiva trabalha a organização e a representação dos dados, já a inferencial estuda o uso das amostras para obter resultados sobre determinada população. Em resumo a estatística trabalha com amostragem, desvio padrão, gráficos e cálculos de média.

● Nos dias de hoje, onde as empresas são uns dos principais pilares da economia moderna, é fundamental o papel dos administradores ao decidirem sobre o rumo em que a empresa deve seguir e isso exige certo conhecimento sobre estatística para auxiliá-lo nas tomadas de decisões, organização, direção e controle das empresas. Não distante a isso a globalização, as constantes mudanças e o avanço da tecnologia, que libera cada vez mais espaço para a informação e especulação a administração, seja qual for o ramo de atuação, necessita cada vez mais de superação e inovação, a estatística tem um papel fundamental que interfere diretamente nas decisões administrativas.

Praticamente todas as áreas de estudo utilizam-se da estatística e seus benefícios, matemática, ciência, economia, geologia, química, entre tantas outras que se utilizam da estatística para análises políticas e judiciais e decisões econômicas com o objetivo encontrar medidas viáveis para resoluções de problemas e saneamento de dúvidas. Na administração é aplicada principalmente para tomada de decisão por meio de coleta de dados recenseamento de opiniões e sondagem para apreciação da realidade social e geográfica, naturais e humanos, financeiros e expectativas empresariais, sendo possível estabelecer metas e objetivos com uma maior confiabilidade das informações para obtenção do alcance dos resultados, na elaboração de estratégias, na escolha de técnicas de avaliação da quantidade de produtos oferecidos por períodos e enfim nas projeções dos possíveis lucros ou perdas. Em geral podemos citar da seguinte forma algumas das aplicações da estatística utilizadas no ramo da administração:

- Coleta de dados para traçar objetivos e metas empresariais.

- Coleta de dados para controle de produção.

- Coleta de dados para viabilizar expectativas do mercado sobre a empresa.

- Aplicação de dados estatísticos para controle da produção.

- Aplicação de dados estatísticos para qualidades dos processos ou produtos.

- Aplicação de dados para organização financeira.

ETAPA 2

Passo 1

Pesquisar no acervo disponível na biblioteca do Pólo Presencial, ou no livro texto da disciplina, capítulos que discutam o processo de coleta de dados estatísticos. Ler com atenção esses capítulos, para realizar corretamente os passos a seguir.

Passo 2

Ler o capítulo de Amostragem (p. 73) do livro

Passo 3

Escolher, aleatoriamente, 100 pacotes de café para compor sua amostra. Realizar a pesagem destes cem pacotes e anotar os respectivos pesos.

Passo 4

Anotar todos os dados coletados em uma planilha, conforme Quadro 1.

Amostra Peso (gr)

1 506

2 506

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com