TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel fundamental desempenhado pela industria

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 3

Com o papel fundamental desempenhado pela industria no desenvolvimento sócio- econômico de uma região sua localização é considerado fator relevante para o sucesso de produção e vendas. Através de um estudo de caráter regional é possível compreender os fatores que motivam a decisão da localização do setor industrial nos Estados.

Entende-se por fator locacional tudo o que pode influenciar na escolha de um local para a realização das atividades produtivas, fatores estes que podem ser de natureza econômica ou não.

A infraestrutura é um ponto fortemente associado à concentração de indústrias, bem como a população, existência de rede bancária, renda per capita entre outras variáveis que podem apontar o tamanho do mercado consumidor e a captação de créditos. Para realizarmos uma previsão dos custos e das receitas de um empreendimento a decisão de sua localização é de extrema importância, pois determina também sua capacidade de sobrevivência e o grau de competitividade ao qual esta sujeita.

Outro fator importante é o custo e a eficiência dos transportes, onde a distancia é determinante em relação à localização quando se trata de custos e tempo gasto.  A área de mercado conduz a uma maior rentabilidade implicando diretamente na obtenção de receita, por isso também deve ser considerado fator determinante na escolha locacional. A existência de mão de obra, o seu custo, quantidade e qualidade também deve ser verificada, pois normalmente regiões com grande mão de obra permite que as contratações sejam feitas com salários menores do que seria onde existe a falta da mesma. Para plantas industriais de grande porte o custo de terra é considerado fator decisório, pois em grandes centros urbanos este custo é elevado por relacionar-se diretamente com as infraestruturas como, por exemplo, fornecimento de energia e água. O suprimento de matéria prima e suas condições de utilização em grande escala ou em caráter perecível e frágil, bem como sua eliminação através de resíduos, conforme definido nas legislações, os dispositivos fiscais e financeiros são fatores que estimulam muito esse fator decisório.

Hábitos tradicionais da região também podem ser levados em consideração na escolha da localidade da indústria, porém é um fator considerado subjetivo, onde nem sempre exerce um fator determinante.

Para as indústrias o fator de disponibilidade de poupanças internas ou externas que sejam suficientes para o financiamento de novos projetos é fundamental, sendo assim necessário verificar a disponibilidade de agencias bancárias que forneçam recursos necessários para uma possível expansão.

Estudiosos dizem também que as condições de terreno devem ser considerados pois influenciam nos custos de implantação,  quando se trata de condições de relevo, resistência do solo, nível de lençol freático, formações rochosas ou por exemplo aterro sanitário influenciam na implementação das obras. As vias de acesso e comunicação também são redutores de custos de transporte, por isso a importância de o local escolhido para a implementação da indústria ser próximo a estradas de rodagens, vias férreas, cursos d’agua navegável ou proximidade de grandes centros urbanos.

São muitos os fatores determinantes que dever ser analisados quando se trata de determinar a localização de uma organização, pois todos são relevantes para um melhor custo beneficio da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com