TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA, SEUS BENEFÍCIOS E O SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA, SEUS BENEFÍCIOS E O SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  872 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA, SEUS BENEFÍCIOS E O SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Técnico em Meio Ambiente – 1MA1

A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA, SEUS BENEFÍCIOS E O SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

1. Introdução

Ao longo dos anos, o homem tem vivenciado diversas mudanças no seu estilo de vida. Muitas dessas alterações são decorrentes do processo de modernização e industrialização, que podem refletir diretamente na vida dos indivíduos, modificando seus hábitos diários. Resultando em um estilo de vida próprio de uma sociedade cada vez mais consumista e dinâmica, que associa em sua rotina estresse, fumo, sedentarismo e alimentação excessivamente calórica.

Nesta direção, em se tratando de saúde pública podemos observar principalmente um aumento acentuado da mortalidade causada por doenças crônico-degenerativas. Pois estes novos hábitos de vida possibilitaram o aparecimento de um conjunto de doenças de etiologia não especifica, que são relacionadas às condições de vida próprias desta nova sociedade. A alteração qualitativa e quantitativa da ingestão alimentar, o aumento dos fatores estressantes, a diminuição da atividade física, o aumento do tabagismo, entre outros fatores estão relacionados com o aparecimento de doenças cardiovasculares, em especial a hipertensão arterial; metabólicas, como a diabetes mellitus tipo 2 e a obesidade; entre outras doenças crônicas, como o câncer e a osteoporose (PITANGA, 2004).

Vale Ressaltar, que uma vasta documentação científica, também como diversas matérias dispostas nos jornais televisivos e impressos, vem ganhando atualmente a atenção dos grandes veículos de comunicação e de todas as esferas da sociedade; isto porque mostra a importância da prática da atividade física em conjunto com a adoção de hábitos alimentares saudáveis como forma de promoção da saúde e prevenção de diversas doenças crônico-degenerativas, tais como: as doenças cardíacas, obesidade, hipertensão, diabéticas, respiratórias, entre tantas outras. Entretanto, uma análise mais atenciosa mostra que ainda é visível uma relativa confusão de termos e uma falta de consenso quanto à prescrição adequada de atividade física com essa finalidade. Nessa perspectiva, esse trabalho buscou organizar conceitos no que tange a importância da atividade física, os benefícios proporcionados por ela, os quais dão qualidade de vida aqueles que a praticam, e o seu papel fundamental na prevenção de doenças.

Posto isso, observaremos as características de abordagem multi e interdisciplinar no tratamento e prevenção das doenças crônico-degenerativas, as quais exigem que os profissionais de saúde e profissionais de educação física, detenham conhecimentos básicos sobre os termos e níveis de intervenção através da adoção de um estilo de vida ativo.

2. A Importância Da Atividade Física

A prática regular de atividade física é fundamental na adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Além dos benefícios já conhecidos, tais como:

- Prevenção de doenças cardíacas,

- Prevenção de osteoporose,

- Redução do colesterol,

- Redução da hipertensão,

- Combate à obesidade e tantos outros.

A atividade física é uma característica humana datada pelos cientistas com tendo surgido no momento em que o homem, sendo ainda primata sentiu a necessidade de se defender diante dos diversos obstáculos que encontrava para manter sua espécie. Diante disso, observou-se que o homem tinha a necessidade de realizar diversos movimentos, como caminhar; movimentos estes que foram evoluindo de acordo com o desenvolvimento da história.

Segundo Souza (2006), o exercício físico deixava, passo a passo, de ter caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar, para então passar a ser uma prática saudável e “nobre”, de valor qualitativo do padrão de vida contemporâneo.

Ainda para Souza (2006), a atividade física, associada ao meio trabalhista moderno, apresenta-se com capaz de corrigir vícios de posturas oriundos das atitudes adotadas no trabalho, demonstrando assim, as suas vinculações com a medicina, e a sua real importância para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos que a praticam.

Diante do exposto, indagamos: Mas o que é atividade física?

Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais, com aplicação de uma ou mais aptidões físicas, além de atividades mentais e sociais, de modo que terá como resultados os benefícios à saúde.

No Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto. O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

A partir do conhecimento da relevância da atividade física para a promoção da saúde e para a prevenção das doenças crônicas degenerativas e depois de diferenciados alguns termos relacionados à atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com