TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Análise do pH da Água

Por:   •  15/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.844 Palavras (8 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS RIO PARANAÍBA

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL: ANÁLISE DO PH EM DIFERENTES TIPOS DE ÁGUA

ANA JÚLIA SILVA ALVES - 5871 ANNA CLARA LASSO SOUZA - 5849

LAÍS DE SOUSA LEITE NASCIMENTO - 5848 LARISSA MOREIRA SILVA - 5863

RAUNY RODRIGUES DE ARAÚJO - 5445

RIO PARANAÍBA 09/2019

ANA JÚLIA SILVA ALVES - 5871 ANNA CLARA LASSO SOUZA - 5849

LAÍS DE SOUSA LEITE NASCIMENTO - 5848 LARISSA MOREIRA SILVA - 5863

RAUNY RODRIGUES DE ARAÚJO - 5445

 ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL:

ANÁLISE DO PH EM DIFERENTES TIPOS DE ÁGUA

Trabalho apresentado à Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba como parte das exigências da disciplina CRP 194 - Estatística Experimental.

Professor Pedro Ivo Vieira Good God

RIO PARANAÍBA- MINAS GERAIS 2019

RESUMO

        Este artigo retrata o estudo do pH de diferentes tipos de água, sendo elas a água mineral, a água mineral com gás e a água advinda da torneira.

        Assim, por meio de analises estatisticas comparamos estes diferente tipos de água em dois tipo de temperatura a fim de observamos alguma relação entre a temperatura e o pH, e analisarmos qual destes tipos de água apresentarão meio alcalino, o qual é crucial a saúde humana.

ABSTRACT

        This article portrays the pH study of different types of water, namely mineral water, carbonated mineral water and the water coming from the tap.

        Thus, through statistical analysis we compare these different types of water at two temperature types in order to observe some relationship between temperature and pH, and analyze which of these types of water will be alkaline, which is crucial to human health.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.        1
  2. MATERIAL E MÉTODOS        2

2.1 - Materias utilizados.............................................................2

2.2 – Metodologia......................................................................2

            2.2.1 – Execução....................................................................2

     2.2.2 – Análise Estatística.....................................................3

  1. RESULTADOS E CONCLUSÕES        5

3.1 – Conclusão..........................................................................8

  1. REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Como conhecimento geral da população, é sabido que a água é um bem natural muito importante a saúde dos indivíduos, e é recomendado por médicos o uso diário deste líquido. Por isso, é necessário que se mantenha um padrão de qualidade da água.

Para assegurar o padrão de qualidade da água existem seis parâmetros. Os quais são cloro e cloroamoniação, turbidez, cor, pH, coliformes e flúor. E para a realização do experimento, será analisado o pH, que é uma medida que determina se a água é ácida ou básica (alcalina).

A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio. (SARDELLA, 1995)

Pode-se afirmar através de estudos que a ingestão de água alcalina é crucial para equilibrar a acidez do sangue.

É indicado o consumo de água com um pH superior a 7,0, pois desta forma irá neutralizar os efeitos do consumo de alimentos ácidos, contribuindo assim para a redução dos sintomas de distúrbios digestivos. A verdadeira importância no consumo de  água  alcalina  está  na  sua  composição  e  nos  efeitos  essenciais  a   ela, “sendo importante e crucial” o consumo desta água. (VARELLA, s.d.)

Tendo em vista a importância do consumo de água alcalina, o objetivo apresentado neste trabalho é verificar o pH de diferentes tipos de água (água mineral, água mineral gaseificada e água da torneira) em temperatura ambiente (25ºC) e temperatura fria (14ºC). Dessarte, correlacionando suas águas com seus devidos rótulos e comparando a veracidade do mesmo. Por conseguinte, colocaremos em prática os conceitos teóricos aprendidos durante a disciplina de Estatística Experimental (CRP 194).

Posto que, verificar a escala de pH é relevante para garantir a qualidade da água, a escolha do experimento tem como finalidade vislumbrar as diferenças entre os pH’s de dois tipos de água. Serão consideradas as informações do rótulo e a qualidade do pH da água da torneira, conforme a companhia de água da cidade estabelece como parâmetro.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

2.1 Materiais utilizados:

  • Água mineral sem gás;
  • Água mineral com gás;
  • Água da torneira;
  • Termômetro;
  • Béquer 250ml;
  • Phmetro;
  • Papel higiênico;
  • Água destilada;
  • Bloco de anotação;
  • Fita adesiva;
  • Caneta permanente.
  1.  Metodologia:
  1. Execução

Na execução do experimento foi utilizado o Laboratório de Ensino (LAE 229), situado na Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba. Nesta ocasião, contamos com o auxílio do Prof. Dr. Éder Severino Xavier e supervisão do técnico de química Wander.

Em primeira ordem, para fazermos as determinadas medições de pH, optamos por variar a temperatura e a origem da água testada, sendo estes fatores variáveis independentes do experimento. As amostras de água foram submetidas à temperatura ambiente e a 14°C. Utilizamos para o experimento uma marca de água mineral, uma marca de água mineral com gás e a água que retiramos direto da torneira. Caracterizando-se assim, seis tratamentos com três repetições cada um deles resultando em dezoito unidades experimentais, as quais foram divididas em três blocos.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com