TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado II apresentado a disciplina de estagio do curso de LICENCIATURA

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  15.031 Palavras (61 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 61

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

VIRGINÓPOLIS/MG

2013

MICHELY MOREIRA DE CARVALHO ROCHA

RELATÓRIO

Relatório de Estágio Supervisionado II apresentado a disciplina de estagio do curso de Licenciatura Plena em Matemática para obtenção de crédito parcial sob orientação da professora Ana Maria Sórice Miranda.  

VIRGINÓPOLIS/MG

2013

SUMÁRIO

1. Introdução............................................................................................................................. 4

2. Desenvolvimento.................................................................................................................. 5

3. Relatório de observação....................................................................................................... 6

4. Relatório de regência ..........................................................................................................31

5. Conclusão............................................................................................................................68

6. Referências Bibliográficas.................................................................................................. 69

7. Anexos................................................................................................................................ 70

8. Documentos Comprobatórios ......................................................................................... ..72

INTRODUÇÃO

O estágio de licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional. O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação as expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Matemática, da disciplina Estágio Supervisionado II, ministrada pela professora Ana Maria Sórice Miranda, como cumprimento da exigência acima. O estagio foi realizado na Estadual Professora Margaret Barroso Pinto, no período de 02 de setembro a 27 de setembro de 2013.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Todo profissional deve antes de atuar, conhecer seu setor de trabalho de uma forma mais ampla, conhecendo seus direitos e deveres, assim terá melhor desempenho.

A escola é como uma empresa funciona através de vários setores, divisão de trabalho. Os setores são dependentes uns do outros, um sozinho não faz nada. E como empresa precisa pensar juntos para se desenvolver e produzir.

DESENVOLVIMENTO

        A observação constitui a primeira fase do Estagio Supervisionado II. Foi realizado no período de 02 a 27 de setembro de 2013, na Estadual Professora Margaret Barroso Pinto, localizada em Sabinópolis - MG, nas turmas de 6°, 7º, 8º e 9º anos no turno matutino sob a regência do professor Luiz Otávio Alves de Almeida.

        A fase de observação teve inicio no dia 02 de setembro no 8º e 9º anos e no dia 03 de setembro no 6º e 7° anos. Na primeira aula o professor regente apresentou a estagiário para os alunos informando o motivo da mesma estar ali, a estagiária sentou-se no fundo da sala e prossegui com a observação e o professor deu seqüência a aula.

        As cadeiras são separadas (mesa e cadeira) e dispostas em fila. As aulas começam pontualmente e terminam pontualmente também. O professor regente tinha domínio do conteúdo, e o apresentava de forma que as dificuldades estivessem em uma escala crescente. Motivava os alunos perguntando ou valorizando suas dúvidas, preocupava-se com aprendizagem, sabia se o aluno tinha a capacidade para aprender o que ele estava ensinando.

        Contudo o início dessa fase proporcionou um entrosamento com o professor regente e a comunidade escolar do campo de estágio para que ocasionando efetivamente numa troca de experiências. Além disso, oportunizou condições de integração no contexto escolar para identificar o conhecimento do desenvolvimento das turmas para o planejamento das aulas de regência.

A fase de regência teve início no dia 11 no 6º, 7º e 8º anos e dia 12 no 9º ano. Na primeira aula de regência em cada turma foi informado aos alunos o motivo da estagiária estar regendo as aulas.

        Durante o período de regência foi dado seqüência aos conteúdos que o professor regente estava lecionando, sem muitos problemas com a disciplina dos alunos, devido aos alunos já conhecerem rigidez a estagiária, pois ela lecionou para as turmas de 7º, 8º e 9º no ano anterior, e por ser muito cobrado a boa disciplina na escola.

        Os alunos sempre participavam ativamente das aulas e realizam as atividades com satisfação e atenção, sem muita conversa paralela.

        Cumprida a exigência de carga horária a professora se despediu dos alunos com grande satisfação e alegria pelo carinho e respeito que lhe foi dado.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Nome da escola: Estadual Professora Margaret Barroso Pinto

Professor regente: Luiz Otávio Alves de Almeida

Número de horas/aula: 50 minutos aula

Data: 02/09/2013

Horário: 09h50min às 10h40min

Turma: 8º ano

Tema da aula: Ângulos formados entre paralelas e transversais

  1. Conteúdo: Soma dos ângulos de um triângulo

  1. Descrição da aula: O Professor iniciou a aula apresentando a estagiária e apresentando o motivo da mesma estar na escola. O professor pediu aos alunos que fizessem os exercícios de fixação complementares do livro didático.
  1. Recursos didáticos: Livro didático “A conquista da Matemática”.
  1. Postura dos alunos: Alguns alunos conversaram um pouco, mas todos estavam realizando as atividades conforme solicitado.
  1. Relação professor/aluno: A interação professor e aluno é muito boa, pois o professor compreende os alunos, é carismático e há um respeito mútuo.
  1. Avaliação: Não houve avaliação da aula.
  1. Conclusão: Conclui-se que foi uma aula produtiva, com boa interação.
  1. Anexo: Não houve material para ser anexado.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Nome da escola: Estadual Professora Margaret Barroso Pinto

Professor regente: Luiz Otávio Alves de Almeida

Número de horas/aula: 50 minutos aula

Data: 02/09/2013

Horário: 10h40min às 11h30min

Turma: 9º ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (86.7 Kb)   pdf (400 Kb)   docx (167.5 Kb)  
Continuar por mais 60 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com