TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Estágio Supervisionado I

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.486 Palavras (6 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 6

FAVI

JESSICA NUNES MACHADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

VITÓRIA

2011/1


JESSICA NUNES MACHADO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Estágio Supervisionado I, do Curso de Administração - Faculdade Brasileira, como requisito parcial para avaliação.

Orientador: Dicléia Barroso

VITÓRIA

2011/1


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

1.1 Contexto/apresentação

1.2 Objetivos

1.2.1 Geral

1.2.2 Específicos

1.3 Justificativa

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3. METODOLOGIA

4. EMPRESA ANALISADA

5. DIAGNÓSTICO GERAL

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7. REFERÊNCIAS

INTRODUÇÃO

1.1 Contexto e Apresentação

O presente Relatório tem como objetivo  O estágio supervisionado foi desenvolvido na empresa Tracomal Terraplenagem e Construções Machado Ltda, cujas principais atividades são construção civil, construção de rodovias e construção de ferrovias. A partir desse trabalho, mostrei um pouco da empresa, quando foi fundada, a missão e visão, os serviços prestados, o espaço físico, a política de marketing, os treinamentos e colaboradores. Através do organograma, os departamentos existentes na empresa ficaram mais claros para entendimento, e expliquei os dois setores que auxilio cuja eles são: setor financeiro e setor contábil. Apresentei os meus objetivos na empresa, o porquê estou estagiando na mesma, quais as atividades que desenvolvo e por fim falei o quanto foi interessante fazer o estágio supervisionado 1.

1.2 Objetivos




1 A EMPRESA

  1. HISTÓRIA

Foi fundada em 15 de Março de 1973, na cidade de Baixo Guandu, interior do norte do Estado do Espírito Santo pelo Srs. José Antônio Machado, Nilzon Taqueti Machado e Alcides Taquete Machado, que iniciaram suas atividades explorando o ramo de transporte de cargas.

A empresa ocupa hoje posição de destaque entre as de construção civil no país, possuindo os mais diversificados tipos de equipamentos e frotas de caminhões. Compra em todo território nacional, devido às várias obras distribuídas pelo país.

  1. MISSÃO

A Tracomal, empresa com fins lucrativos, tem por finalidade a prestação de serviços diversos na área de Construção Civil, podendo praticar atividades que possam ser relacionadas, diretamente ou indiretamente com sua finalidade principal, podendo ainda, organizar empresas por ela controladas e participar do capital de outras empresas.

  1. VISÃO

Conquistar e desenvolver internamente e junto à sociedade, governo, instituições, clientes, fornecedores e concorrentes uma sólida imagem da empresa que a reflita como eficaz, rentável e dinâmica.

  1. SERVIÇOS

A Tracomal presta serviços nas áreas de escarfagem, corte a gás e limpeza de placas; Embalagem e despacho de bobinas laminadas; Operação de ponte rolante; Varrição manual e mecanizada; Coleta e disposição de resíduos industriais, urbanos, hospitalares e especiais; Içamento, carga e transporte de materiais e/ou produtos diversos de planta industrial em geral com utilização de guindastes, empilhadeiras, carregadeiras, caminhões e tratores; Apoio à lavra de mineração diversa, execução de obras viárias e de arte especial, manutenção de equipamentos, dragagem, enrocamento, ferrovia e desmonte de rochas.

As máquinas e equipamentos possuem diversos níveis de tecnologia, sendo substituídas conforme necessidade de atendimento ao cliente ou de acordo com o custo da manutenção.

  1. ESPAÇO FÍSICO

O espaço físico é adequado a cada segmento, bem elaborado de acordo com as necessidades de cada atividade a ser exercida. As instalações do espaço físico são feitas antes da mobilização de cada obra. Na sede da empresa, as salas são adequadas a cada departamento e a oficina tem um local amplo para exercer suas atividades de manutenção das máquinas e equipamentos.

  1. MARKETING

Mesmo não tendo política de marketing estabelecida, a Tracomal faz divulgação dos seus serviços através de folderes, catálogos, apresentação em vídeo institucional, site, revistas e entre outros.

  1. TREINAMENTO

São feitos treinamentos nos procedimentos operacionais internos. Os colaboradores recebem treinamento sobre segurança no trabalho em sua admissão e anualmente é feito a reciclagem de segurança. E, além disso, é feita diariamente uma reunião com os operários sobre segurança do trabalho.

  1. COLABORADORES

        A empresa possui no cadastro de cada colaborador a definição das competências necessárias de cada função e dentro dessas competências é definida a formação. Antes da contratação, a empresa analisa se o mesmo tem as competências exigidas. Caso o colaborador não tenha, a empresa analisa se irá contratar e treiná-lo ou se não irá contratá-lo. A formação dos colaboradores varia de acordo com cada cargo.  

A empresa possui um quadro de empregados atualmente com 940 pessoas e sempre promove palestras, treinamentos, para dar oportunidade de promoção de cargo aos seus colaboradores.

  1. ORGANOGRAMA

A seguir o organograma para melhor entender os departamentos existentes.

[pic 1]

  1. ESTÁGIO

Sou contratada como auxiliar administrativo do superintendente administrativo/financeiro, além de exercer atividades para ele, o estágio está sendo desenvolvido nos setores financeiro e contábil que também estou auxiliando.

  1. SETOR FINANCEIRO

O setor financeiro é responsável em elaborar a programação diária de pagamentos, conferir e arquivar documentos, elaborar cartas, ofícios, receber e distribuir correspondências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (226.4 Kb)   docx (115.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com