TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA.

Por:   •  6/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE MADRE THAIS - FMT

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PARA CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA.

ILHÉUS - BA

2021

FACULDADE MADRE THAIS – FMT

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA.

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO II

Estágio em assistência farmacêutica

Inaldo Sampaio Luz Neto

Ilhéus - BA

Março, 2021


FACULDADE MADRE THAIS – FMT

ÁREA DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, EM FARMÁCIA.

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO III

Estágio em assistência farmacêutica

Assistência farmacêutica do município de Ilhéus-BA

Relatório apresentado como parte das exigências para obtenção de título de Bacharel em Farmácia.

________________________________________

Estagiário

_________________________________________

Orientador

__________________________________________

Supervisor

Ilhéus - BA

Março, 2021

ÍNDICE

1        INTRODUÇÃO        6

2        OBJETIVO        6

3        DESENVOLVIMENTO        7

3.1        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO        8

3.2        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA FARMÁCIA PÚBLICA        9

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

5        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11

  1. INTRODUÇÃO

A assistência farmacêutica inclui uma série de programas destinados a promover, a proteção da saúde individual e coletiva, como o insumo principal o medicamento proporcionando o seu acesso e seu uso racional. Por meio da assistência farmacêutica, os farmacêuticos são responsáveis pela qualidade de vida dos usuários do sistema.

O conjunto de ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva, envolve uma extensa pesquisa, o desenvolvimento e produção de medicamentos, integrando o ciclo logístico da AF, bem como sua seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.

A importância dos estágios no serviço público é vital para a formação dos alunos, pois a partir daí haverá uma compreensão integral do Sistema Único de Saúde (SUS). E a obtenção de uma formação humanizada, para que possa compreender amplamente o seu desempenho no futuro profissional.

O estágio também permitiu que os alunos de farmácia trabalhem no departamento para compreender o ciclo logístico da assistência farmacêutica. Além de aprender os aspectos básicos inerentes ao setor, como os cumprimentos das normas vigentes de saúde.

A realização desse estágio possibilita ao graduando de farmácia manter contato com a área da saúde pública, onde poderá interagir com profissionais farmacêuticos, equipes de assistência e paciente/usuários em um dinâmico campo multidisciplinar.

  1. OBJETIVO

O objetivo do estágio na assistência farmacêutica é tornar capacitado o graduando de farmácia para atuar nessa área de forma técnica e humanizada, além de ter um conhecimento completo do funcionamento do setor, para que possa atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim promovendo a melhoria da saúde pública, gerando acessibilidade da população aos medicamentos essências e promover o uso racional de medicamentos.

  1. DESENVOLVIMENTO

O período de estágio se fez em 2 partes, a primeira foi realizada na Central de Abastecimento Farmacêutico e posteriormente na Farmácia Pública, ambos localizados no endereço, Rua Teodoro Sampaio, S/N, Cidade Nova, Ilhéus-Bahia, CEP: 45652-110.

A CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) tivemos a oportunidade de entender melhor como funciona o ciclo logístico da Assistência farmacêutica, o professor preceptor, nos explicou os critérios de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação.

A seleção dos medicamentos deve ser baseada na epidemiologia, nos padrões técnicos e econômicos e na estrutura dos serviços de saúde. É um processo dinâmico e participativo que precisa ser claramente articulado e deve haver um número representativo de profissionais de saúde. Entre vários fatores e com uma grande variedade de medicamentos e falta de recursos financeiros, é preciso definir as prioridades e selecionar medicamentos seguros e eficazes que atendam às reais necessidades das pessoas, trazendo um tratamento adequado e o benefício econômico para a população (BRASIL, 2001).

A programação inclui a estimativa do número de compras para atender às necessidades de determinado serviço em um período limitado, o que impacta diretamente no fornecimento e aquisição dos medicamentos, sendo esta etapa importante do ciclo de atendimento aos medicamentos. Dados consistentes devem estar disponíveis para compreender o consumo de medicamentos, o perfil epidemiológico, a oferta e demanda de serviços na área de saúde. (BRASIL, 2001).

A aquisição consiste num conjunto de procedimentos em que se baseia o processo de compra do medicamento, de acordo com o cronograma estabelecido, com o objetivo de fornecer os medicamentos em quantidade, qualidade e com o melhor custo-benefício. A aquisição deve responder as seguintes perguntas: Comprar o quê? Para Quem? Como comprar? Quantos? Quando? (BRASIL, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (374.9 Kb)   docx (307 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com