TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Estatística

Pesquisas Acadêmicas: Resumo de Estatística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo de Estatística

A estatística é uma ciência que ocupa em coletar, organizar, interpretar e dados, e também pode ser descrita como um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa, onde quem está analisando os dados, muitas vezes, deve inferir padrões para obter informações mais precisas com relação ao que se deseja. Apesar de ser considerada uma ciência recente, foi também muito utilizada na antiguidade, nas operações de contagem populacional para obtenção de informações a respeito dos habitantes. Os governantes na idade média também se valiam desse método para coletar informações a respeito das doenças endêmicas, poderio militar, comércio, entre outros. Nos dias atuais essa ciência é muito utilizada também, mas o que mudou foi a forma como esses dados são obtidos, armazenados, e classificados, pois disponibilizamos de vários recursos para facilitar nosso trabalhos como sistemas de informação, Tudo isso se dá devido aos avanços da tecnologia, mas o mais importante, devido ao desenvolvimento de novas técnicas e métodos de análise de dados estatísticos. Um exemplo de aplicação que temos hoje é o IBGE - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que é o órgão responsável por produzir dados estatísticos oficiais para subsidio de estudo e planejamentos para os governantes do país.

A estatística tem influência na maioria das áreas do conhecimento humano, pois seus métodos são utilizados no desenvolvimento e aprimoramentos de máquinas, controles de alimentos, controle de tráfego, de doenças, entre outros. Em outras palavras é uma ciência muito aplicada e por isso se torna uma fundamental ferramenta em várias outras ciências onde se encontra a necessidade de analisar dados objetivamente e assim então adquirir informações extremamente necessárias para tomar decisões inclusive. Alguns exemplos de áreas que se valem desse método são: a medicina, tecnológica, ciências humanas em geral.

Como é possível observar na área de RH, o estatístico realiza pesquisa dos conhecimentos e habilidades dos empregados; estuda os salários, as necessidades de treinamento e como são realizados; elabora planos de previdência complementar e de fundos de pensão; avalia planos de saúde, etc.

Na área financeira o estatístico pode atuar no departamento de seguros e análise atuarial; no desenvolvimento de informações gerenciais; avaliar e selecionar de investimentos; na análise e acompanhamento de carteiras de investimentos; na análise de fluxo de caixa; e muitos ouros setores. As responsabilidades e atribuições do estatístico estão redigidas pela Lei no 4.739, de 15 de julho de 1965, que criou a profissão, e pelo Decreto no 62.497, que regulamentou o seu exercício profissional. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Estatística constituem as autarquias que têm por finalidade orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão em todo o Território Nacional.

População e Amostra

Há vários estudos científicos que enfrentam o dilema de estudo da população ou da amostra. Ao analisar haveria á uma precisão superior se os dados fossem analisados por inteiro (população), do que uma pequena parcela representativa (amostra), onde a segunda é um subconjunto da primeira. Entretanto, observa-se que é praticamente impossível na maioria dos casos, estudar-se a população em virtude de distâncias, custo, tempo, logística, entre outros motivos. A alternativa mais viável, e também a mais praticada nestes casos, é o trabalho com uma amostra confiável, que proporciona inferir sobre a população, chamamos de inferência estatística. Para que a inferência seja válida, é necessária uma boa amostragem, livre de erros, tais como falta de determinação correta da população, falta de aleatoriedade e erro no dimensionamento da amostra. Quando não é possível estudar todos os elementos da população, estudam-se só alguns elementos, a que damos o nome de Amostra.

Recenseamento

Contagem oficial e periódica dos indivíduos de um País, ou parte de um País onde, no entanto, abrange um leque mais vasto de situações, como: Estudo científico de um universo de pessoas, instituições ou objetos físicos com o propósito de adquirir conhecimentos, observando todos os seus elementos, e fazer juízos quantitativos acerca de características importantes desse universo.

Estatística descritiva e estatística indutiva

Estatística descritiva se trata do resumo, da organização e apresentação dos dados, enquanto na estatística inferencial trata de tirar conclusões a partir de certa amostra tendo como ferramenta básica a probabilidade.

Amostragem

Processo que visa extrair elementos da população, utilizando cálculos de probabilidade ou não, a fim de prover dados para inferir a população-alvo, se divide em dois subgrupos:

Não Probabilística – A escolha deste método, sempre encontrará desvantagem frente ao método probabilístico. No entanto, em alguns casos, se faz necessário a opção dele. De acordo com Fonseca (1996), não há formas de se generalizar os resultados obtidos na amostra para o todo da população quando se opta por este método de amostragem, se subdivide em:

Acidental ou conveniência – Mais valida para estudos exploratórios. Como por exemplo, em super mercados para conseguir testar os produtos, onde o entrevistador dirige-se a um grupo em específico para saber sua opinião.

Quotas ou proporcional – Trata-se de uma variação da amostragem intencional. Necessita-se ter um prévio conhecimento da população e sua proporcionalidade

Desproporcional – É utilizada quando a escolha da amostra for desproporcional à população. Atribui-se pesos para os dados, e assim são obtidos resultados ponderados representativos para o estudo.

Probabilística – Para que se possam realizar inferências sobre a população, é necessário que se trabalhe com amostragem probabilística, e o método que garante segurança quando se analisa alguma hipótese. Normalmente os indivíduos investigados possuem a mesma probabilidade de ser selecionado na amostra, se subdivide em:

Aleatória Simples – É o método utilizado no processo de amostragem. Prático e eficaz confere com precisão ao processo de amostragem. Normalmente nos valemos de uma tabela de números aleatórios e nomeiam-se os indivíduos, sorteando-se um por um até completar a amostra calculada.

Conglomerado – Em situações comuns, torna-se difícil coletar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com