TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ESTATÍSTICO PREPARADO POR ANKHANGURA-2013 ADMINISTRAÇÃO E CURSO DE CONTABILIDADE

Projeto de pesquisa: TRABALHO ESTATÍSTICO PREPARADO POR ANKHANGURA-2013 ADMINISTRAÇÃO E CURSO DE CONTABILIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

ESTATÍSTICA

TRABALHO DE ESTATISTICA ELABORADO PELA TURMA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA ANHANGUERA 2013

INTRODUÇÃO

Este desafio propõe ao decorrer das etapas a construção de relatórios contendo os dados estastísticos a serem destinados ao diretor da eventual empresa. Seu objetivo é baseado na possibilidade de utilização do estudo e compreensão de dados estatísticos e suas implicações como ferramenta de reflexão e meio de intervenção na área administrativa.

Podemos definir a estatística como uma ciência que se ocupa de coletar, organizar e interpretar dados a fim de tomar decisões. O trabalho utiliza-se desses conceitos estatísticos no seu decorrer, para que se possa aprender corretamente a importância da estatística dentro de uma empresa. O trabalho é dividido em quatro etapas, as quais cada etapa utiliza-se de conceitos estatísticos. Assim, no decorrer das quatro etapas o aluno vai aprendendo o funcionamento da estatística.

A etapa 1 é a etapa inicial, assim ela objetiva que o aluno adquira conhecimentos sobre definições e conceitos específicos da área estatística. São passados atividades como a pesquisa de conceitos iniciais e introdução sobre estatística, leitura de artigos mostrando a importância da utilização da estatística para o funcionamento de uma indústria. A etapa 2 é a etapa base. Ela busca orientar os alunos como coletar dados de maneira eficiente para ser utilizado nas etapas restantes desse desafio. A etapa 3 objetiva que o aluno possa aprender a construir tabelas de frequência e a organizar dados em gráficos. E finalizando na etapa 4, seu objetivo é que o aluno aprenda a calcular medidas de tendência central e dispersão.

PASSO 1

Estatística é a ciência que utiliza-se das teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimento modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso.

Ela se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições. Organiza, analisa e interpreta o resultado para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais.

O estudo da estatística divide-se basicamente em dois ramos:

• Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos estudos.

• Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir da amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Os dados consistem em informações provenientes de observações, contagens,medidas ou respostas e se classificam da seguinte forma:

Dados qualitativos: consistem em atributos, classificações e qualidades. Estes podem ser:

• Nominais: são nomes ou rótulos em que não há uma ordem natural.

• Ordinais: são somente qualitativos mais existe uma ordem entre eles.

Dados quantitativos: Expressam grandezas numéricas.

• Discretos: quando o número de valores possível é um número finito ou uma quantidade enumerável.

• Contínuo: resultam de infinitos valores possíveis que correspondem a alguma escala contínua que cobre um intervalo de valores.

PASSO 2

Aplicação dos conceitos de Controle Estatístico de Processo

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores, situada no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, atuando assim em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos. Aplicando-se conceitos de controle estatístico de processo, é possível identificar diretrizes que levem a uma maior qualidade a ser percebida por parte do cliente.

O produto a ser considerado da empresa é bloco de motor para caminhões a diesel. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através da sua dureza, de seu grau de resistência à tração, cuja unidade de medida é o Mega Pascal(Mpa).

Foram realizados testes, para a verificação da presença de anormalidades na distribuição da série e/ou da existência de autocorrelação serial, e foram feitas estimativas da média e do desvio padrão dos resultados coletados ao longo de 185 dias (amostragem sistemática: primeiro bloco do lote que é produzido).

Através deste estudo pode-se concluir que a empresa trabalha com um processo estável, porém ficou evidenciada a presença de diversas variações ao longo dos 185 dias em que o processo foi monitorado, onde existem diversas observações muito próximas de que segundo Montgomery significa uma falta de qualidade, na medida em que a qualidade é inversamente proporcional à variabilidade.

Os autores do artigo recomendam a implementação de um controle estatístico no processo de recomposição dos componentes químicos responsável pela liga de ferro fundido. Acredita-se que esta iniciativa poderia levar a uma redução significativa da variabilidade do processo do bloco analisado tendo em vista que é um dos fatores que influenciam nos resultados dos testes de tração dos mesmos.

Conceito e aplicações da Estatística

Estatística um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações. Seu objetivo é fornecer informações precisas, através dos métodos das técnicas, para a tomada de decisões nas mais variadas situações.

Atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com