TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste de hipoteses da diferença entre duas médias populacionais

Ensaio: Teste de hipoteses da diferença entre duas médias populacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Ensaio  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

TESTE DE HIPOTESES DA DIFERENÇA ENTRE DUAS MÉDIAS POPULACIONAIS

O procedimento associado com o teste da diferença entre duas médias é similar ao utilizado no teste de um valor hipotético da media populacional, exceto que se utiliza o erro padrão da diferença entre medias como base para se determinar o valor da estatística de teste associada com os resultados das amostras.

A hipótese nula (Ho) usualmente testada é a de que as duas amostras tenham sido obtidas de populações com médias iguais, ou seja .

O uso da distribuição normal, nesse caso, esta baseado nas mesmas condições que o caso de uma média (ou uma amostra), exceto que estão envolvidas duas amostras independentes. Na prática dizemos que a distribuição normal pode ser utilizada quando o desvio-padrão da população σ (sigma) for conhecido ou as variâncias forem conhecidas.

O uso da distribuição de Student (t) leva em conta se as variâncias populacionais são equivalentes ou diferentes. Na prática utilizamos a distribuição t quando o desvio-padrão da população, σ (sigma), for desconhecido ou as variâncias forem desconhecidas e utilizamos o desvio-padrão da amostra, s.

Estudaremos os seguintes casos:

A) POPULACÕES NORMAIS COM VARIÂNCIAS CONHECIDAS

Consideremos duas populações normais independentes com médias e e variâncias e , sendo e duas amostras independentes obtidas, respectivamente, dessas populações, e e suas médias.

A estatística de teste a ser usada é:

Observação: Quando as variâncias populacionais forem desconhecidas, mas (n + n ) ≥ 30, usamos as suas estimativas não tendenciosas (variâncias amostrais e ), no cálculo da estatística de teste :

B) POPULACÕES NORMAIS COM VARIÂNCIAS EQUIVALENTES E DESCONHECIDAS

Quando as variâncias de duas populações Normais forem desconhecidas, mas iguais e (n + n ) < 30, usamos uma media ponderada das variâncias amostrais e , no cálculo da estatística de teste :

A distribuição t é utilizada com um número de graus de liberdade igual a gl = n

C) POPULACÕES NORMAIS COM VARIÂNCIAS DESIGUAIS E DESCONHECIDAS

Quando as variâncias de duas populações Normais forem desconhecidas e diferentes sendo que (n + n ) < 30, usamos as variâncias amostrais e , no cálculo da estatística de teste :

A distribuição t é utilizada com um número de graus de liberdade igual a:

TESTE DE HIPOTESES DA DIFERENÇA ENTRE DUAS MEDIAS POPULACIONAIS COM OBSERVACÕES EMPARELHADAS

Fazemos testes de comparação de médias para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com