TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes De Hipóteses

Monografias: Testes De Hipóteses. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Teste de hipótese é um procedimento onde verifica-se a força e a robustez de uma teoria, ou seja, testa-se a validade de uma hipótese. Para isto, criamos duas hipóteses, sendo que apenas uma pode ser verdadeira:

Hipótese Alternativa (Ha):

Em experimentos onde deseja-se mostrar que a experiência é verídica e bem sucedida, é viável definir a chamada hipótese alternativa primeiro.

Exemplo: Em uma pesquisa realizada pela universidade local, para verificar qual é a empresa de telefonia mais utilizada no campus (a empresa A ou a empresa B), descobre-se que apenas 35% dos alunos preferem os serviços da empresa A. Afim de ganhar mais clientes, a empresa A decide realizar melhorias. Para verificar se seus métodos serão eficientes, a empresa A seleciona alunos aleatoriamente, e realiza pesquisas, para analisar a reação às melhorias nos serviços oferecidos pela empresa. Defina Ha e H0.

Neste caso, como a empresa visa atrair mais clientes, é necessário que mais de 35% dos alunos aprovem os serviços da empresa A. Portanto:

Ha:  > 0,35

 

Porém, se a quantidade de alunos que aprovarem as melhorias da empresa A for menor ou igual a 35%, tais melhorias serão inúteis. Logo:

H0:  ≤ 0,35

Hipótese Nula(H0):

Também conhecida como hipótese a ser desafiada e hipótese firmada, é viável defini-la primeiro em situações onde se quer questionar a informação ou teoria recebida.

Exemplo:

O rótulo de uma embalagem de salgados afirma que o peso de seu conteúdo é 200g. Após receber inúmeras reclamações de clientes sobre o peso do produto estar abaixo de 200g, o gerente de qualidade da empresa decide verificar tais denúncias. Defina Ha e H0 .

Exemplo:

Neste caso, o gerente de qualidade quer desafiar a informação fornecida na embalagem. Para que ela esteja correta, seu conteúdo deve ser no mínimo 200g. Esta é a informação que queremos desafiar, portanto:

H0 :  ≥ 220.

Desafiar esta suposição implica que a embalagem está incorreta. A hipótese alternativa será:

Ha :  < 220.

Como as hipóteses nula e alternativa são excludentes, a aceitação de uma leva à rejeição de outra. Porém, estes procedimentos são suscetíveis a erros.

Erro do tipo I: Rejeitar H0 quando H0 for verdadeira.

Erro do tipo II: Aceitar H0 quando Ha for verdadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com